por Claudio Schapochnik
De fato e de direito, não era um risotto de cogumelos que comi no restaurante La Picada del Indio, em San Pedro de Atacama, no Norte do Chile. Por dois motivos: 1) o prato era mais um arroz cremoso com cogumelos e 2) o prato estava grafado como “rissotto”. Mas foi um jantar, digamos, divertido e bom. Não estava ruim, não!


O Picada del Indio foi mais um restaurante simples onde eu e minha esposa, em férias, jantamos no mês de janeiro passado. Fomos no menu de 5,5 mil pesos, que incluía: entrada, principal mais um acompanhamento e sobremesa.
Escolhi a guacamole como entrada e o “rissotto” de cogumelos com sala mista como principal. A sobremesa, olha… Nem me lembro se pedi ou se pedi, não me lembro o que foi. Desculpe-me caro(a) leitor(a).
Para a guacamole, não adiantou pedir ao garçom para vir sem coentro, pois veio com a p… da erva. Tirando um pedacinho aqui e outro acolá, consegui comer com os crocantes nachos.


Quando chegou o principal, reparei na quantidade: veio pouca comida. O “rissotto” numa cumbuquinha estava em cima do prato onde também veio a saladinha. Se você está com muita fome, não dá. Naquela noite isto me satisfez, mas tive que dar uma enganada no meu estômago.
Como escrevi antes, o arroz cremoso com cogumelos estava gostoso. Valeu a pena. Gostei do La Picada del Indio por ter ido apenas nesta vez. Caso queira ir para provar, recomendo, mas não vá com muita fome.

SERVIÇO:
La Picada del Indio
Rua Tocopilla, 418, San Pedro de Atacama, Chile