Comunidade de Machuca (Atacama) faz “pastel de vento”

por Claudio Schapochnik

Na volta do passeio às Termas de Puritama, na região de San Pedro de Atacama, no Norte do Chile, a van da agência de receptivo parou por uns minutos numa cidade muito pequena, uma vilazinha na verdade, chamada Machuca. Lá, ouvi dizer antes de ir, que há churrasquinho de lhama, mas que nem sempre é deste camelídeo da América do Sul – ou seja, é como aquele ditado “vende gato por lebre”. Vai saber…

A vilazinha de Machuca vista da estrada local (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Lousa com a lista da lanchonete de Machuca

Estava com minha esposa, e esta paradinha em Machuca ocorreu em janeiro passado, quando passávamos as férias no Atacama. Depois de ouvir a história da lhama acima, nem tive vontade de provar o churrasquinho – chamado por lá de brochetas, palavra que, acredito, venha do francês – na lanchonete bem simples que serve ainda empanadas fritas, água, chá, café etc.

Provamos a empanada de queijo de cabra, que custou, acredito, 3 mil pesos cada. Enquanto aguardávamos, comecei a conversar com um grupo de turistas de Minas Gerais, gente prá lá de simpática.

Eu com as empandas de queijo de cabra em Machuca

Pois bem, nossas empanadas fritas chegaram. Visualmente e pela massa, os quitutes lembravam bem os nossos pastéis de feira. Mas o recheio… Quem faz as empanadas é muito, mas muito econômico mesmo. Não curti, não!

Encontrei, sim, o tal de queijo de cabra, mas era tão pouco que, na hora, constatei: era mais prá “pastel de vento” do que outra coisa. Vamos rechear mais, pessoal?

Deixe uma resposta