De olho nas famílias que querem consumir alimentos livres de qualquer agrotóxico e recebê-los na porta da sua casa (foto acima/divulgação), colhidos no dia do pedido, o empreendedor Tomás Abrahão criou a Raízs em agosto de 2014. Trata-se de uma plataforma online que conecta o consumidor ao pequeno produtor de todo o Brasil.
“A iniciativa permite economia de tempo – evitando a necessidade de deslocamento até um supermercado – e de dinheiro, ao oferecer produtos 25% mais baratos do que os varejistas tradicionais e limitar a exposição do consumidor a compras por impulso de itens desnecessários em promoção”, explica Abrahão.
A Raízs opera com serviço on-demand, modelo em que só são retirados da terra as folhas e legumes que o cliente irá consumir, reduzindo a possibilidade de os alimentos serem descartados sem antes serem consumidos.
O estoque é atualizado todos dias, e a colheita é feita somente a partir da confirmação da compra. A entrega é realizada no dia seguinte, em todo o Estado de São Paulo, para as compras feitas até as 11h e acontecem todos os dias da semana, exceto no domingo.
Entre os produtos disponibilizados no site estão verduras, legumes, frutas, ovos, arroz, queijo, manteiga e até produtos não perecíveis, com os quais o usuário pode personalizar o seu pedido.
ORIGEM
A Raízs assegura que cada item leva o nome e a foto da família que cultivou o alimento. A startup ainda promove visitas aos sítios fornecedores para que os clientes conheçam a plantação, participem da colheita e ajudem a preparar um almoço compartilhado.
Segundo a start up, “há mais de 800 agricultores certificados e auditados pelos maiores selos da área, além de parcerias com cooperativas desde o Sul até a Amazônia. Entre as acreditações exigidas pela Raízs está o reconhecimento internacional Produto Orgânico Brasil, emitido pela Associação de Certificação Instituto Biodinâmico, que garante que toda a cadeia de produção foi fiscalizada e obedece às normas e práticas da produção orgânico”.
Além do consumidor, os restaurantes e as escolas – que entraram recentemente na lista de estabelecimentos – também podem aderir ao modelo. O serviço oferece uma opção de fornecimento dos alimentos orgânicos de maneira rápida a preços justos, em uma operação de cadeia produtiva consciente para mais de 50 estabelecimentos gastronômicos, como Dalva e Dito (do chef Alex Atala), Teva, Le Manjue, Sesc e Casa de Francisca.
A plataforma aceita todas a bandeiras de cartão de crédito e as compras podem ser feitas pelo www.raizs.com.br.