A Not Co lança nesta semana o Not Milk (foto acima/divulgação), leite feito 100% à base de vegetais. O produto não tem lactose, glúten, colesterol ou qualquer produto transgênico e chega em três versões ao mercado brasileiro: integral, semi-desnatado e achocolatado. O produto começou a ser vendido em um evento de Natal na capital paulista e, em breve, chega a padarias e redes de supermercados.
Todas as versões do Not Milk têm a mesma base de vegetais, que é de óleo de coco, repolho, abacaxi e chicória. A combinação inusitada dos ingredientes, que resulta em um sabor muito próximo ao de leite animal, ocorre graças ao algoritmo de inteligência artificial da companhia chilena, criado por dois de seus fundadores.
“O algoritmo foi apelidado de Giuseppe e funciona como um “Not Chef” da companhia. Ele compara informações de moléculas presentes em alimentos de origem animal com as de plantas e sugere a combinação de vegetais que simula aquele produto. Essa combinação leva em conta parâmetros como sabor, cor, textura e valor nutricional, para que seja muito próximo dos alimentos recriados”, explica a Not Co por meio de um comunicado.
“O Not Milk é o primeiro leite vegetal no mercado a entregar o sabor próximo ao de leite animal”, assegura o presidente da Not Co no Brasil, Luiz Augusto Silva.