O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, abriu para visitação a mostra Utensílios da Cozinha Brasileira (foto acima). A curadoria do MCB garimpou utensílios utilizados na cozinha brasileira desde o século 19, tanto para o processamento de alimentos quanto para o serviço à mesa.
“Ao falarmos de gastronomia, tema que nos últimos anos vem ganhando cada vez mais projeção e adeptos, não podemos deixar de mencionar o rol de apetrechos e equipamentos que são parte importante na preparação dos alimentos”, destaca o MCB por meio de um comunicado.

Segundo o MCB, “o processamento dos alimentos é uma etapa fundamental da culinária, está cercado de técnicas, costumes e tradições e vai do beneficiamento (separação, limpeza etc) do estado in natura até a elaboração dos pratos (moagem, trituração, cozimento). Ao longo da história da alimentação, foram utilizados equipamentos que revolucionaram o modo de preparo e conservação dos alimentos. Podemos dividir o processamento em dois momentos: antes do advento da eletricidade, com os utensílios artesanais e pré-elétricos movidos pelo esforço humano; e depois, com os utensílios elétricos que contribuíram para diminuir o tempo de preparo dos pratos”.
Os objetos do acervo do MCB narram a transformação no beneficiamento da alimentação nos séculos 19 e 20.
“A maneira como os alimentos são apresentados e servidos é parte importante da experiência gastronômica”, continua o MCB por meio de um comunicado. “Ao longo dos séculos, os utensílios (pratos, talheres, recipientes para bebidas etc) incorporaram novas formas, materiais, cores e estilos, com o objetivo de tornar o ato da refeição ainda mais prazeroso e prático, além de transmitir sinais de distinção. Restritos inicialmente a uma camada privilegiada da sociedade, a exemplo dos serviços de jantar da coleção Crespi Prado (expostos no primeiro andar do MCB), estes utensílios se diversificaram e, muito lentamente, se popularizaram, sobretudo após o incremento da produção industrial. Alguns exemplos dessa vitrine são pioneiros no uso do plástico em objetos de serviço.”

A exposição Utensílios da Cozinha Brasileira é de longa duração.
SERVIÇO:
Museu da Casa Brasileira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, São Paulo/SP
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada), crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos, pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Entrada grátis aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026-3913
www.mcb.org.br