Vinho em Lisboa tem número: 111

por Lucia Grimaldi*

Olá, internautas amantes do vinho: que saudades! Após maravilhosas férias, estou de volta à nossa coluna Saúde! aqui no site Que Gostoso! E durante este período, não me esqueci de vocês: nas próximas matérias, falarei sobre algumas das minhas enoexperiências em Portugal e na Rússia! Aguardem e acompanhem as nossas publicações: basta se inscrever no finalzinho da matéria e você receberá as novidades diretamente em seu e-mail.

Na minha estada em Lisboa, em julho passado, tive o prazer de conhecer o 111 Vinhos. Um espaço leve e descontraído, para quem quer conhecer e comprar vinhos portugueses e, recentemente, para degustá-los com amigos na happy hour, já que a casa oferece uma seleção de deliciosos petiscos, ou tapas como são chamados na terrinha.

O logotipo da empresa (fotos Lucia Grimaldi)

Lá fui muito bem recebida por um dos sócios, o muito simpático Bruno Almeida. Ele e o também sócio Diogo Pereira são os proprietários da distribuidora que hoje assumiu mais um formato.

Almeida é formado em marketing e me contou que no início do empreendimento, em 2015, a 111 Vinhos era uma distribuidora de vinhos produzidos principalmente por pequenos produtores portugueses, atendendo as regiões da Grande Lisboa, Sintra e Setúbal.

Eu, posando ao lado do sócio proprietário da 111 Vinhos, Bruno Almeida

Fiquei curiosa quanto ao nome: por que 111 Vinhos e não 112 ou 110? Eu imaginei que se referisse à quantidade de vinhos do portfólio, mas não é nada disso. Segundo ele, trata-se de uma afinidade com o número 111, que indicaria as três vertentes que conduzem este projeto: a criação, a comercialização e a comunicação de marcas de vinho.

Detalhes da loja…
…e vinhos expostos de forma descontraída e informal, mas muito acessível e com um charme despojado

Seu sócio, Pereira, que no dia estava embarcando para o Brasil a negócios, é também o enólogo da Quinta da Folgorosa – uma das primeiras quintas a engarrafar vinho na região de Lisboa.

Vinho Quinta da Folgorosa Reserva Branco: elaborado com as castas portuguesas arinto (a rainha das uvas brancas lusitanas) e viosinho

É dele esta premiada série de vinhos alentejanos, Postal e Selo, produzidos nas versões tinta e branca, que visam difundir as castas e os terroirs portugueses.

Vinhos Postal e Selo

O Almeida enfatizou que o empreendimento preza por produtores que respeitem o vinho, a sua elaboração e o terroir onde são produzidos. Respeito e ética na produção do vinho são os valores e diretrizes da 111 Vinhos. E foi exatamente isto, num mundo cada vez mais mercadológico e competitivo, o que me deixou fascinada!

Tive a oportunidade de degustar este maravilhoso vinho verde, o Casa das Buganvílias 2018, da região do Vale do Lima, elaborado com a casta loureiro. Muito elegante e fresco, é ideal para quem prefere vinhos tranquilos e evita os vinhos verdes por causa do seu caráter frisante. Adorei!

O Vinho Verde Casa das Buganvílias

Em setembro de 2018, a dupla de sócios decidiu expandir o negócio para além da loja de vinhos: na parte de trás do prédio, um pátio muito simpático funciona como espaço para eventos…

… e winebar, com cardápio de tapas e lançamentos de rótulos novos. Música ao vivo anima o local em alguns dias
O espaço é muito descontraído

Enquanto eu conversava com Almeida, meu filho degustava sua água mineral, bebida apropriada para adolescentes. É importante ressaltar que o álcool, sabiamente, somente é vendido a maiores de 18 anos. Ele estava na companhia do amigável bichano Riscas.

Meu filho sentado na mesa da 111 Vinhos, com a garrafa de água e o gato Riscas ao lado
Riscas: o mascote da loja

A 111 Vinhos é a distribuidora exclusiva de alguns vinhos, como a linha Allgo, produzido pela CM Wines da região do Dão.

E conseguiu aliar os conceitos de distribuidora, loja, winebar e pátio de eventos no mesmo local.

Detalhe que revela a sua face de distribuidora de vinhos

Quando for a Lisboa, não deixe de conhecer a 111 Vinhos e degustar um exclusivo vinho português. E desfrute de um ambiente agradável e um atendimento excelente!

Saúde!

SERVIÇO:
111 Vinhos – Distribuidora e Winebar
Distribuição de vinhos e bebidas… da origem à sua porta
Rua Sociedade Farmacêutica, 20A, Lisboa, Portugal
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 22h
E-amil: comercial@111vinhos.pt
www.111vinhos.pt
www.facebook.com/111vinhos

*Lucia Grimaldi, colunista do Que Gostoso!, é graduada e pós-graduada em fonoaudiologia e direito e possui a certificação internacional Wine & Spirit Education Trust (WSET) nível 2. Contatos: grimaldipervino@gmail.com e o instagram @grimaldipervino

2 comentários sobre “Vinho em Lisboa tem número: 111

  1. Lúcia, seus artigos são ótimos!!!!
    É como se estivéssemos lá degustando!!!
    Seja bem vinda de volta.
    Li junto com minha esposa e já estamos esperando o próximo artigo!!
    O Riscas é fotogênico! Hehehe!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s