Gastronomia sergipana é alvo de turismo de experiência

por Claudio Schapochnik

Menor Estado da Federação, Sergipe tem muito a oferecer quando o tema é turismo. Praias, cânion do rio São Francisco, o Parque dos Falcões e a capital Aracaju (praia de Atalaia/foto acima) são alguns dos destinos. A gastronomia local é muito saborosa. Especificamente sobre este tema, a Vento Leve – Turismo de Experiência tem roteiros onde a comida sergipana ou é a protagonista ou está presente de alguma forma.

Na feira de turismo WTM Latin America, realizada no início deste mês de abril em São Paulo, a Vento Leve se apresentou aos agentes de viagens e mostrou os roteiros que opera em Sergipe.

O gravador e um dos mestres da xilogravura de Sergipe, da cidade de São Cristóvão, Nivaldo Barbosa, e a diretora executiva da Vento Leve, Gabriela Nicolau dos Santos, na feira WTM (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

“Nos nossos roteiros a gastronomia sergipana está sempre presente”, explicou ao Que Gostoso! a diretora executiva da agência, Gabriela Nicolau dos Santos. A empresa foi fundada em setembro do ano passado.

No roteiro que aborda o sertão – onde fica o único bioma 100% brasileiro, a caatinga, e distante 200 quilômetros de Aracaju –, o turista tem contato com a gastronomia produzida pelo chef Timóteo Domingos. Ele é o idealizador do Projeto Gastrotinga, cujo conceito passa pela transformação socioambiental por meio da cultura alimentar. A refeição com pratos do chef só ocorre no pacote com pernoite.

O chef Timóteo Domingos (foto baixada do Instagram)
A harpia ou gavião-real no Parque dos Falcões: uma das maiores aves de rapina do mundo

No pacote que aborda as atrações em Itabaiana (56 quilômetros de Aracaju), a visita ao sensacional Parque dos Falcões está no roteiro, que trata da criação, preservação e multiplicação de espécies de aves de rapina. Se esta visita não bastasse, o turista conhece ainda a Fazenda Gaivota, onde mora e trabalha o chef Jonas – uma das estrelas da cozinha sergipana.

Em Laranjeiras (20 quilômetros de Aracaju), o roteiro que contempla a cidade inclui a experiência de provar quitutes no “Banquete no Chão”. É uma projeto gastronômico desenvolvido pela Sociedade de Cultura Afro Brasileiro Filhos de Obá.

Fatias de queijo juá (foto baixada do Facebook da Fazenda Aroeira)

VISITA À QUEIJARIA
A Vento Leve leva turistas também à Fazenda Aroeira, no município de Poço Verde – a 150 quilômetros de Aracaju. Lá são produzidos vários tipos de queijos com leite cru de vaca, como o juá, também o nome de uma fruta nativa da caatinga.

SERVIÇO:
Vento Leve – Turismo de Experiência
Celular (79) 99973-5934
Instagram, Facebook

Um comentário sobre “Gastronomia sergipana é alvo de turismo de experiência

  1. Com está competente pessoa na frente sei que vai longe está experiência de turismo de experiência parabéns Gabriela que os ventos te leve ao longe

Deixe uma resposta