O superlanche da Fazenda Capão Grande (MG)

por Claudio Schapochnik_São Roque de Minas/MG

Você vai se sentir em casa. Foi assim que me senti quando visitei a Fazenda Capão Grande, em fevereiro passado em São Roque de Minas, na viagem que fiz à região do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Lá o casal proprietário Carlos Henrique e Solange Soares me recebeu com muito carinho. Depois de conhecer a produção do queijo minas artesanal da Canastra, fui recebido com um verdadeiro banquete: um lanche com várias delícias, quase todas tendo o icônico queijo na receita.

E tem outra coisa importantíssima: a fazenda é membro da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), responsável pelo zêlo das normas que definem o que é um queijo canastra. Por causo disto, você tem a certeza de que o canastra ali produzido é original (foto acima). Bom isso, né?

O casal Solange e Carlos Henrique (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
As galinhas d´angola no curral
Um antigo debulhador de milho

Ao entrar na área “urbana” da fazenda, vi o curral, muitas galinhas (inclusive as d´angola) soltas e as casas – uma utilizada para a produção e cura dos queijos. Foi lá que o Carlos Henrique, mais tímido, e a Solange, mais extrovertida, talvez pelo fato de ser professora, explicam a fabricação e conversam com os visitantes.

O ambiente é rústico e simples, e a conversa é gostosa, didática e cheia de humor – tudo no sotaque mineirim.

Local da ordenha das vacas
Sala da cura dos queijos
Pedaços de madeira: nada se perde, tudo se transforma

Logo após o casal dá o ok para se servir dos maravilhosos quitutes postos em cima da mesa e nos arredores: quitandas, doce de leite, biscoito de polvilho, pão de queijo e outras gostosuras à base do famoso e delicioso queijo canastra. Para beber, havia café (um charme: tomado em xícaras de ágata), suco de goiaba, iogurte e água.

Meu Deus, tudo estava super bom! Depois do queijo canastra, meu destaque ficou para o doce de leite. Nunca comi nada igual. Perfeito.

Olha só o que é o lanche na fazenda…
Carlos Henrique cortou as fatias de suas pérolas
O doce de leite da Solange

A visita à Fazenda Capão Grande, para conhecer a produção de queijo, é gratuita. No entanto, para grupos de, no mínimo oito pessoas, e com antecedência, Solange disse que pode servir tanto o lanche quanto o almoço típico da Canastra. O preço, a combinar, é cobrado por pessoa.

Na fazenda é possível comprar os queijos e outros produtos ali produzidos, como o incrível doce de leite.

Rosquinha de polvilho e queijo
Biscoito de polvilho
A beleza de uma orquídea

Após o superlanchão, na saída fui premiado com a cor do céu, anunciando que a noite chegaria em breve. Um show de luz.

Visitar a Fazenda Capão Grande é, numa tacada só, conhecer um casal muito simpático e acolhedor e provar delícias feitas com o queijo canastra. Recomendadíssimo.

O indispensável forno à lenha
Meu prato e minha xícara: tudo de ágata
O céu na saída da fazenda

SERVIÇO:
Fazenda Capão Grande
São Roque de Minas/MG
WhatsApp: (37) 99903-8311
E-mail: fazendacapaogrande@yahoo.com.br
Instagram

O Que Gostoso! viajou a convite do Hotel Chapadão da Canastra

Deixe uma resposta