Berlim celebra Bauhaus e queda do Muro com ótima comida

por Claudio Schapochnik

Berlim é uma das cidades mais espetaculares do mundo. Eu a visitei por três vezes e, desde a primeira vez, me encantei pela capital da Alemanha. Motivos não faltam: patrimônio histórico, museus, graffitis, história, transporte, segurança, gastronomia e, muito forte para mim, história judaica. Agora em 2019, dois grandes eventos agitam ainda mais a cidade: a celebração dos 100 anos do movimento artístico Bauhaus e os 30 anos da queda do Muro de Berlim. Na foto acima, passeio de barco pelo rio Spree (Visit Berlin/foto Guenter Steffen).

Para contar sobre estas e outras atividades na cidade, o chefe de Relações Públicas do órgão oficial de turismo berlinense Visit Berlin, Christian Tänzler, veio a São Paulo recentemente.

Criada na Alemanha, a Bauhaus representou uma das escolas de arquitetura, arte, fotografia, teatro e design mais influentes de todo o século 20. Fundada em 1919, em Weimar, pelo arquiteto alemão Walter Gropius (1883-1969). Depois mudou-se para Dessau. Os nazistas fecharam a escola em 1933.

Christian Tänzler, do Visit Berlin, no evento que participou em São Paulo (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Em relação a Bauhaus, Berlim tem muito a oferecer. Motivo: vários artistas da escola viveram na cidade. Ao longo de 2019, a celebração mostra os mais diferentes ângulos dessa escola e da herança deixada em exposições e roteiros. A lista pode ser consultada clicando aqui.

Segundo o site do Visit Berlin, há uma lugar que une uma coisa gostosa à escola de artes. É a loja de chocolates Erich Hamann, no bairro de Wilmersdorf , que possui “estilo Bauhaus”.

Prédio da Filarmônica de Berlim, que integra o roteiro de obras Bauhaus na cidade (foto Visit Berlin)
O então Muro de Berlim, no dia da queda em 9 de novembro de 1989 (foto Visit Berlin)

No próximo dia 9 de novembro, a cidade vai celebrar os 30 anos da queda do Muro de Berlim – um dos fatos mais importantes do século 20. As festividades vão ocorrer de 4 a 10 de novembro.

Neste período, a cidade vai realizar exposições e eventos ao ar livre. Para saber as atividades, clique aqui.

MERCADO E GASTRONOMIA
Segundo o Visit Berlin, 65 mil visitantes do Brasil estiveram na capital alemã em 2018, onde realizaram 222.150 pernoites em meios de hospedagem. O País é o mercado mais importante para a cidade na América do Sul.

Em relação à gastronomia, Berlim oferece desde uma reconhecida mundialmente comida de rua – que inclui não apenas receitas alemãs, mas opções de vários países, com preços camaradas – a restaurantes listados no Guia Michelin.

Prédio da sede do Parlamento da Alemanha, em Berlim (foto Visit Berlin)
O Portão de Brandemburgo (foto Visit Berlin/Artfully Media, Sven Christian Schramm)

“A gastronomia é um dos destaques, sem dúvida, de Berlim. As comidas e as bebidas refletem as 187 nacionalidades representadas na nossa cidade. Isto não é incrível?”, diz Christian Tänzler, do Visit Berlin, ao Que Gostoso!.

Tänzler destacou ainda o crescimento do número de estabelecimentos de comida vegetariana e vegana na cidade. “Quer outra marca berlinense? É uma cozinha bem criativa”, assegura ele.

A alta gastronomia também está presente na cidade. “Temos um total de 27 estrelas no Guia Michelin”, finaliza Tänzler. São cinco restaurantes com duas estrelas (Horváth, Facil, Lorenz Adlon Esszimmer, Rutz e Tim Raue) e 17 com uma estrela. “Temos o maior número de estrelas Michelin na Alemanha”, destaca ele.

Em Berlim, uma dessas vezes que fui para lá, me esbaldei foi comendo uma embalagem de 300 gramas de hering marinado (peixe muito comum no Norte e Leste da Europa) com pão preto comprados num mercado. Estava ótimo.

Deixe uma resposta