Cachaça paulista ganha concurso estadual Foto 1 Claudio Schapochnik_Que Gostoso

Cachaça paulista ganha concurso estadual

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

Além da qualidade e talvez por um marketing bem feito, ou ambos os fatores, cachaças produzidas em outros Estados do País, como por exemplo Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará, estão bem mais presentes e posicionadas na mente das pessoas quando o tema é a bebida brasileira. Com o objetivo de valorizar e divulgar o produto feito em terras paulistas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) lançou ontem (13), na sede da pasta no centro paulistano, o 1º Concurso Estadual da Cachaça Paulista.

Cachaça é o nome exclusivo do aguardente de cana-de-açúcar fabricado apenas no Brasil e tem de ser obtido a partir da destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, com teor alcoólico entre 38% e 48%.

O Estado de São Paulo tem números impressionantes quando o assunto é cana-de-açúcar e cachaça.

São Paulo é o maior produtor de cana-de-açúcar do País. De acordo com a SAA, a previsão para a safra paulista de cana de 2023 é de 417 milhões de toneladas, e o Estado concentra 171 usinas sucroalcooleiras, quase a metade das 360 em operação no Brasil.

Sobre a produção de cachaça, o Estado de São Paulo também é o maior produtor nacional – 45% da produção da bebida vêm do território paulista, assegura levantamento da SAA.

Cachaça paulista ganha concurso estadual Foto 2 Claudio Schapochnik_Que Gostoso
No alto, cachaças paulistas em exposição no lançamento do concurso e, acima, a cerimônia que apresentou o concurso aos produtores na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no centro da capital paulista (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

O Concurso Estadual da Cachaça Paulista é iniciativa do Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça (Gecca). O Gecca é composto por pesquisadores das unidades de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) de Piracicaba e Bauru e tem, na coordenação, a pesquisadora Elisângela Marques Jerônimo Torres. Há ainda uma parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), além da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Câmara Setorial da Cachaça Paulista e Universidades.

“O Estado de São Paulo produz cachaças de excelente qualidade, reconhecidas em concursos nacionais e internacionais de destilados. O produto hoje tem novo status, destinado a um nicho de consumidores mais exigentes e dispostos a pagar mais por uma bebida diferenciada”, enfatizou Elisangela, por meio do Portal do Governo.

“Esse concurso não é concorrencial, é para valorizar a cachaça paulista”, destacou a pesquisadora, durante apresentação do concurso na sede da SAA. “As inscrições, gratuitas, começam na próxima semana no site da secretaria, e a entrega dos prêmios ocorrerá no Dia Nacional da Cachaça, celebrado em 13 de setembro, de 2024”, completou ela.

Entre outras regras, o concurso só aceitará cachaças produzidas no Estado de São Paulo, que tenham registro no Ministério da Agricultura e Pecuária e que apresentem o certificado de análises químicas da bebida.

Haverá três categorias: branca, armazenada e envelhecida. Em relação à premiação, haverá também três categorias: Medalha de Ouro, com 90 ou mais pontos; Medalha de Prata, com pontuação entre 80 e 89 pontos; e Medalha de Bronze, entre 70 e 79 pontos.

Cachaça paulista ganha concurso estadual Foto 3 Claudio Schapochnik_Que Gostoso
Produtores de cachaça de alambique em exposição no evento de lançamento do concurso: JP, de Itupeva (à esq.), e Alma de Gato, de Ourinhos

E quem vai avaliar as cachaças do concurso? Elisângela disse que será formado um corpo de jurados de alto nível.

“Com o concurso vamos ainda valorizar toda a cadeia de produção da cachaça e o Turismo Rural”, afirmou Elisângela.

E por falar em Turismo Rural, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola, também presente no lançamento do concurso, garantiu uma iniciativa para 2024.

“Em 2024, na próxima Agrishow, vamos lançar, em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, um grande plano de Turismo Rural”, afirmou Filizzola, sem dar detalhes, ao finalizar seu discurso.

Deixe uma resposta