SescSP realiza evento de alimentação saudável Foto Divulgação SescSP

Sesc/SP realiza evento de alimentação saudável

Começa na próxima segunda (16), e segue até o dia 29 deste mês de outubro, em todas as unidades da rede Sesc São Paulo, a sétima edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura. Há mais de 120 atividades programadas.

A iniciativa, desde 2017, tem consolidado junto ao público “a compreensão de que alimentação vai muito além da nutrição e que envolve aspectos como saúde, cultura, meio-ambiente e outras questões socioeconômicas”, explica o Sesc/SP por meio de um comunicado.

Transdisciplinar, a edição 2023 aborda o comer para além do prato em uma perspectiva integradora e em diálogo com diversos campos de conhecimento, desenvolvida por meio de sete eixos: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Diversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; e Conexão comida.

SescSP realiza evento de alimentação saudável Imagem Reprodução Site do SescSP 2023
No alto, uma das oficinas de edição passada do Experimento (foto divulgação/Sesc/SP) e, acima, a logomarca do evento (imagem reprodução/site do Sesc/SP)

Por meio de oficinas, palestras, vivências e rodas de conversa, entre outras ações, nutricionistas, chefs, cozinheiros, estudiosos da cultura culinária, produtores e coletivos agrícolas colocarão em pauta temas que reafirmam a necessidade de conscientização para os benefícios, individuais e coletivos, da alimentação adequada e saudável.

“Por meio de uma programação pautada na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada, o Experimenta! Comida, Saúde e Cultura convida os públicos a pensar a comida para além de seus nutrientes, além de estimular a prática autônoma frente as escolhas alimentares, reforçando assim o compromisso institucional em contribuir para a melhora da qualidade de vida, por meio da educação não formal”, comenta o diretor do Sesc/SP, Danilo Santos de Miranda.

PROGRAMAÇÃO
Confira abaixo quatro destaques da programação do evento. Todas as ações são gratuitas e para todas as idades.

Sesc Avenida Paulista
Bate-papo: “Comida política: agroecologia e orgânicos contra o domínio dos ultraprocessados”
Dia 18/10, quarta, 19h às 21h; acessibilidade com libras e sem retirada de ingressos
“Roda de conversa promove uma discussão sobre como a agroecologia e o aumento da produção de orgânicos pode atingir um patamar que faça frente ao avanço do consumo de ultraprocessados. A atividade reúne integrantes da Cooperativa Terra e Liberdade, o nutricionista José Carlos, idealizador do perfil “onutrifavelado”, e tem mediação da equipe do site de jornalismo investigativo O Joio e o Trigo.”

Feira de produtos orgânicos e agroecológicos
Dias 21 e 22/10, sábado e domingo, 11h às 17h, sem retirada de ingressos

“Nesta feira de orgânicos e agroecológicos são apresentados produtos oriundos do cinturão verde da cidade de São Paulo e de cooperativas quilombolas do Vale do Ribeira. A ideia é tornar acessíveis alimentos frescos, de qualidade, livres de agrotóxicos, e apresentar novas possibilidades de produção de alimentos e organização social.”

SescSP realiza evento de alimentação saudável Foto Renato Cirone Divulgação SescSP
Feira de produtos orgânicos e agroecológicos em edição anterior do Experimenta (foto Renato Cirone/divulgação Sesc/SP)

Sesc 14 Bis
Oficina “Comida quilombola e o Quilombo Saracura”
Dia 29/10, domingo, 11h às 13h, Espaço Múltiplo Uso, 1° Andar. Sem retirada de ingressos

“Pesquisadora da comensalidade de quilombos remanescentes do Estado de São Paulo, a chef Aline Guedes ministra a oficina. Na atividade, desenvolvida com a egbome Jennifer de Xangô, os participantes conhecerão a cozinha, os hábitos alimentares e as estratégias de preservação do Quilombo Saracura, localizado no Bixiga.”

Sesc Mogi das Cruzes
Oficina “Cambuci na culinária: molho, suco e mousse”
Dia 28/10, sábado, 14h às 16h, Centro de Educação Ambiental. Retirada de ingressos na Central de Atendimento com uma hora de antecedência

“Fruta nativa da Mata Atlântica, o cambuci já entrou na lista de espécies ameaçadas de extinção. Hoje há o incentivo de seu plantio como forma de reflorestamento e o uso dessa fruta na gastronomia local/regional com pratos típicos. Nesta oficina, o público aprende receitas com cambuci. Com as produtoras rurais Izaura dos Santos de Campos e Maria Aparecida de Faria.”

Para saber toda a programação, clique aqui.

Deixe uma resposta