Isla e Embrapa lançam cenoura para cultivo orgânico

A Isla Sementes em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou a Cenoura BRS Paranoá (foto acima/divulgação). Trata-se do primeiro cultivar nacional desenvolvida pela Embrapa Hortaliças e validada exclusivamente para sistemas orgânicos de produção.

Desde 2006, a BRS Paranoá foi avaliada em testes de validação no sistema orgânico de produção em diferentes localidades do País, se destacando pela produtividade e estabilidade.

De acordo com o pesquisador Agnaldo Carvalho, por meio de um comunicado, “a Paranoá se destaca pela coloração alaranjada intensa, diâmetro médio de 3 cm, comprimento entre 16 cm e 20 cm. Além disso o padrão de raízes lisas e retas propiciam maior rendimento agronômico se comparada com materiais convencionais de cenoura. As raízes ainda se destacam também pela ótima qualidade em termos de doçura e ótima aparência”.

“Os principais diferenciais estão relacionados à rusticidade, ao potencial produtivo e à adaptação em diferentes tipos de cultivo. Além disso, as principais características são resistência às doenças do complexo da queima-das-folhas e colheita que se inicia após 90 dias de semeada e se estende até 120 dias.”

As sementes já estão disponíveis na linha Isla Pro, em pacotes longa vida com 50 g, 100 g, 250 g e 500 g e balde de cinco quilos, assim como nos envelopes da linha Isla Minha Horta.

Deixe uma resposta