República Tcheca dá dicas de enoturismo (rotas e festas)

A República Tcheca é, com certeza, um destino super conhecido pela cerveja. Quando visitei o país, em 2008, só bebi cerveja – deliciosa! Mas a nação no centro da Europa produz também vinhos, sim! O Escritório de Turismo da República Tcheca (Czech Tourism) dá algumas dicas para o turista que gosta da bebida e aprecia o enoturismo.

O mandamento salva-vidas “se beber, não dirija” também vale por lá – mesmo se o turista for fazer as trilhas enoturísticas de bibicleta (foto acima). “Recomendamos que, ao adquirir produtos locais, leve-os para saborear quando retornar ao seu lugar de estada”, destaca o Escritório de Turismo da República Tcheca por meio de um comunicado.

Segundo o órgão oficial de turismo, a Morávia do Sul é atravessada por mais de 1.200 quilômetros de roteiros sinalizados, conhecidos como as Rotas do Vinho da Morávia. “Ao percorrer as inesquecíveis paisagens em bicicleta, quando você encontrar o símbolo das rotas do vinho ou a silhueta de uma adega, estará em bom caminho”, diz o escritório.

“Antes de sair em busca do inebriante aroma do vinho da Morávia do Sul, consiga um mapa da rota. Nele, você encontrará todas as informações referentes à longitude, terreno, grau de dificuldade e sobre as curiosidades ao longo do trajeto, bem como dados sobre cada uma das adegas que encontrará no caminho. Os mapas podem ser encontrados nos diferentes pontos instalados pelos escritórios locais de turismo.”

Ciclista em rota enoturística na Morávia (fotos divulgação)

ROTAS
De acordo com o Escritório de Turismo da República Tcheca “a Rota de Kyjov, que conduz pela Morávia Eslovaca, permite degustar nas adegas locais as excelentes variedades do vinho moscatel – o pinot gris”.

“Uma alternativa é a Rota de Strážnice”, continua o escritório, “que segue trajeto plano por belos cenários dos Cárpatos Brancos. No caminho, não esqueça de degustar a variedade local de riesling e vert silvaner, que tem odor de tília. Nesta rota, você poderá visitar a cidade de Strážnice e o fantástico museu ao ar livre, com edificações tradicionais.”

A Rota de Znojmo, com 165 quilôemtros, é a mais extensa entre todas. “Durante o percurso, você terá a oportunidade de degustar um coquetel perfeito, formado por requintados vinhos aromáticos e monumentos culturais únicos.”

“Você visitará a histórica cidade de Znojmo, passará momentos agradáveis na conhecida adega pintada de Šatov e verá a fascinante ruína do mosteiro gótico de Dolní Kounice.”

“Outra Rota é a de Mikulov, que levará você ao maravilhoso ambiente do Recinto de Lednice-Valtice. Devido à sua grandiosidade e beleza, este lugar é denominado Jardim da Europa – foi inscrito na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade da Unesco.”

Turistas visitam vinícola em uma das rotas de enoturismo no país

FESTAS VINÍCOLAS
Para você desfrutar da temporada das colheitas de uvas (vindimas), o Escritório de Turismo da República Tcheca recomenda duas festas históricas.

Uma é a Vindima de Pálava, de 6 a 8 de setembro, na cidade de Mikulov, no sul da Morávia.

“Amantes de seletas delícias culinárias, da boa bebida e os apreciadores de cultura são esperados com três dias de festas, animadas por variado programa. Você poderá desfrutar de uma degustação de vinho, de vinho jovem fermentado, assistir a um desfile histórico que revive o rei Venceslau 4°, a torneios medievais e encontrar lembrancinhas em um mercado de artesanato histórico.”

A outra vindima é a de Znojmo, entre 13 e 15 de setembro. “A festa comemora o ano de 1327, quando o rei tcheco João de Luxemburgo chegou à cidade com sua esposa Eliška Přemyslovna e a corte real. O programa é amplo, e oferece vários eventos – espetáculos teatrais, concertos, show de fogos de artifício, torneios de cavalaria, mercado histórico com demonstração dos ofícios da época, e acampamento militar. O momento culminante chega com o desfile solene que atravessa a cidade. Nele, presença obrigatória do personagem preferido dos visitantes da vindima de Znojmo – Baco, o deus do vinho e do bom humor.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s