Centenário da Bauhaus agita Alemanha este ano

por Claudio Schapochnik

Você vai viajar para a Alemanha, este maravilhoso país, neste ano de 2019 e gosta de cultura? A dica é aproveitar a extensa programação relativa ao centenário da Bauhaus, escola artística e de design – que influencia os artistas até hoje – criada pelo arquiteto alemão Walter Gropius (1883-1969). Foi fechada pelos nazistas na década de 1930. Diversas cidades, sobretudo Weimar (onde a escola foi fundada), Dessau e Berlim, oferecem mostras que abordam variados aspectos da Bauhaus.

O lançamento da agenda do centenário da Bauhaus foi apresentado à imprensa, na capital paulista recentemente, na residência do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, no Jardim Europa.

O cônsul geral Axel Zeidler e o cônsul para assuntos Políticos e de Cultura da Alemanha em São Paulo, Paul Gustaf Leonhardt no evento do centenário da Bauhaus (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
A diretora de Vendas Brasil da Lufthansa, Annette Taeuber, e a diretora do Centro de Turismo Alemão na América do Sul, Margaret Grantham, no evento dos 100 anos da Bauhaus (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

“O aniversário da fundação da Bauhaus é ideal para consolidar a posição da Alemanha como o destino cultural número um para os europeus”, explica a CEO do Centro de Turismo Alemão, Petra Hedorfer, sobre o lançamento da campanha do centenário da escola. “Por meio do uso de tecnologias digitais e formatos inovadores de eventos, destacamos a herança viva do movimento Bauhaus na Alemanha”, emenda ela.

Confira abaixo as dicas para melhor aproveitar o importante ano temático:

Peça dos centenário do movimento artístico (imagem Bauhaus100.de)

WEIMAR
Localizada no Estado da Turíngia, Weimar é uma cidade super ligada às artes. Lá viveram os escritores Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) e Johann Christoph Friedrich von Schiller (1759-1805), o filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900) e os músicos Johann Sebastian Bach (1685-1750) e Franz Liszt (1811-1886).

Esta ligação íntima da cidade com as artes teve início com a duquesa Anna Amalia (1739-1807), que levou para Weimar poetas e pensadores. Deste período áureo há prédios e parques que podem ser visitados até hoje, como as residências de Goethe (em Frauenplan) e Schiller, os castelos Belvedere, Ettersburg e Tiefurt, com os parques, a famosa biblioteca Herzogin Anna Amalia etc.

O Museu Bauhaus, em Weimar (foto Andrew Alberts)
O interior do Museu Bauhaus em Weimar (foto Andrew Alberts)

Depois ou antes de conhecer estes lugares, desbrave a Weimar ligada à Bauhaus. O mais nova joia da cidade é o recém inaugurado Museu da Bauhaus, aberto ao público no início do mês passado.

“O novo museu minimalista, focado na fase inicial da escola fundada por Walter Gropius, tem o formato de um cubo, com uma ´impressionante iluminação noturna´, apresentando a coleção mais antiga da Bauhaus, com mais de mil objetos num espaço de 2,2 mil metros quadrados, revela a Fundação Klassik de Weimar”, informou a Deutsche Welle.

Para comer na cidade uma dica é o restaurante Zum weißenSchwan, quase em frente à casa de Goethe. Dizem que o poeta tomava um copo de vinho de vez em quando por lá.

DESSAU
Situado no Estado da Saxônia-Anhalt, Dessau entrou na histórica da Bauhaus em 1925, quando a escola se mudou de Weimar, até 1932.

No dia 8 de setembro será inaugurado o Museu Bauhaus Dessau, com acervo estimado em 49 mil peças, o ponto alto da agenda de celebrações do centenário da escola. A obra vai consumir um total de € 28 milhões – mais de R$ 100 milhões.

Perspectiva artística do futuro museu sobre a Bauhaus em Dessau (imagem Fundação Bauhaus Dessau)
Prédio em Dessau projetado por Walter Gropius em 1926 (foto T.Franzen)

“Pela primeira vez, a coleção da Bauhaus Dessau Foundation estará em exibição e, ao mesmo tempo, o museu conectará os edifícios da Bauhaus em Dessau como um local independente e contemporâneo”, explica a prefeitura da cidade.

Dessau oferece ainda o castelo de Wörlitz, construído entre 1769 e 1773, mais de cem monumentos arquitetônicos e parques.

Detalhe do restaurante Kornhaus (foto Christoph Petras 2011), com o rio Elba

Para comer na cidade, uma dica é ir ao restaurante Kornhaus, com vista ao rio Elba (imagem no início do texto/foto Stiftung Bauhaus Dessau 2008/Darren Ritzau). O prédio estilo bauhaus foi projetado pelo arquiteto alemão Carl Fieger (1893-1960).

BERLIM
Fantástica e fascinante, Berlim tem uma ligação íntima com a Bauhaus: a escola funcionou por lá apenas um ano, de 1932 a 1933, quando os nazistas a fecharam, e vários artistas da escola viveram na capital do país. Em Berlim, eles assinaram projetos de alguns conjuntos habitacionais.

Ao longo de 2019, a celebração mostra os mais diferentes ângulos dessa escola e da herança deixada em exposições e roteiros. A lista pode ser consultada clicando aqui.

O prédio da Filarmônica de Berlim, no estilo bauhaus (foto Visit Berlin)

A partir de 6 de setembro, o público poderá ir à exposição Bauhaus Original, na Berlinische Galerie, dedicada à relação entre original e em série, original e reprodução. Os visitantes poderão admirar clássicos do design, bem como as reedições de hoje das obras da Bauhaus e respostas de artistas contemporâneos aos ícones do modernismo.

Segundo o site do Visit Berlin, há uma lugar que une uma coisa gostosa de se comer à escola de artes. É a loja de chocolates Erich Hamann, no bairro de Wilmersdorf , que possui “estilo Bauhaus”.

Para mais informações, acesse o site www.bauhaus100.de. Há ainda um roteiro que passa por toda a Alemanha, onde estão cidades com obras Bauhaus. Confira: www.grandtourdermoderne.de.

BAUHAUS E A GASTRONOMIA
Que belíssimo trabalho! A fotógrafa britânica Nicola “Nicky” Walsh e o estilista de alimentos alemão Max Faber, que trabalham juntos (site), fizeram a união do design e da alimentação.

“Eles organizaram uma sessão de fotos construindo ´pinturas´ com temática da Bauhaus, que deixariam Walter Gropius orgulhoso, e talvez faminto”, escreveu o jornalista James Bartolacci no blog do site Architizer.

Sobremesa na criação de Nicky e Faber (foto de Nicky Walsh)
Canapés no estilo bauhaus, de Nicky e Faber (foto Nicky Walsh)
Doce no estilo bauhaus de Nicky e Faber (foto Nicky Walsh)

“Nos arranjos meticulosos de Nicky e Faber, as formas e linhas geométricas bidimensionais são substituídas por kiwis picados, respingos de geleia e vagens verdes picadas. Servindo bandejas e pratos de jantar fornecem os cenários das criações, semelhantes aos planos de cores vistos nas pinturas da Bauhaus. Para algumas das fotografias, os artistas trouxeram a Bauhaus para a terceira dimensão (muito parecida com design de móveis), colocando aperitivos pequenos em pedestais de vidro transparente”, escreveu Bartolacci.

Deixe uma resposta