“Vinho com Design” trata da bebida em vários aspectos

Chegou às livrarias Vinho com Design (240 páginas, R$ 83, foto acima), livro da Editora Senac São Paulo. Escrito pela arquiteta Miriam Gurgel e pelo especialista na bebida Agilson Gavioli, o livro é focado no vinho em muitos aspectos, como do design à gastronomia.

Ricamente ilustrada, a obra leva o leitor para o universo dos vinhos, traz informações sobre produção, processos e harmonização e conta histórias e mitos que explicam o surgimento dessa bebida. Vinho com Design mostra todos os elementos do design envolvidos com a bebida, desde garrafas, rolhas e taças, até a arquitetura e o design de interiores utilizados por diferentes culturas quando da criação dos ambientes de bares e vinícolas.

Miriam Gurgel autografa seu livro no lançamento (fotos divulgação)

“O design é importante em todas as etapas, da plantação das uvas aos espaços de consumo. Cada cultura aprecia o vinho de uma forma diferenciada, e os locais onde socializam e confraternizam mostram traços dessas diferenças no design de interiores dos ambientes”, explica Miriam. Ela é graduada em arquiteta pela Universidade Mackenzie (SP) e possui aperfeiçoamento em cursos na Itália, atua nas áreas de arquitetura, design e design de interiores. Reside na Austrália há 19 anos.

Para Gavioli, as experiências envolvidas nas degustações e na apreciação dos vinhos podem ser potencializadas em locais onde os aspectos sensoriais sejam evidenciados, seja pelo uso de utensílios e objetos desenhados exclusivamente para esse fim, seja com a troca de experiência entre os participantes dessas atividades. Ele é docente do Senac São Paulo na área de alimentação, fez cursos de vinhos e degustações que culminaram em sua formação de sommelier e também pós-graduação em docência no ensino superior, passando a ministrar aulas sobre bebidas. É, ainda, diretor técnico da Associação Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV-SP), a confraria de vinhos mais antiga do Brasil, fundada em 1980.

Agilson Gavioli na noite de autógrafos da obra

O livro faz parte da mesma série das obras da Editora Senac São Paulo Café com Design e Cerveja com Design.

Deixe uma resposta