Ex-alunos da Fatec Mogi das Cruzes criam Agrofeira Delivery

DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Fundada por ex-alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Mogi das Cruzes, cidade a cerca de 60 quilômetros de São Paulo, a Associação de Tecnólogos em Agronegócio (Atag) lançou a Agrofeira Delivery. A iniciativa busca ajudar agricultores da Região do Alto Tietê a escoar as produções diante das dificuldades impostas pela crise do novo coronavírus (Covid-19).

Produtora de hortifruti, região do Alto Tietê é conhecida como cinturão verde do Estado de São Paulo (foto divulgação/CPS/Gastão Guedes)
Peixinho (no início do texto) e shimeji são alguns dos produtos encontrados na Agrofeira Delivery (fotos da página da Atag no Facebook)

A ação também oferece à população uma alternativa segura de abastecimento. “Os pequenos produtores necessitam de soluções urgentes e efetivas para seus negócios”, afirma a presidente e uma das fundadoras da Atag, Márcia Magella. “Com fechamento dos restaurantes, cancelamentos de eventos sociais e queda de movimento nas feiras livres, a venda de hortaliças e flores se tornou mais difícil. Como se trata de produtos de alta perecibilidade, muitos estão enfrentando grandes perdas”, acrescenta.

Cartaz da iniciativa (reprodução)

A Atag está cadastrando agricultores interessados na venda direta ao consumidor e desenvolvendo uma lista de produtos para incluir nesta oferta. Entre as variedades estão cogumelos, flores, frutas, mel e hortaliças em geral.

“O projeto é fundamental para atenuar a situação vivenciada pelos pequenos produtores, e oferecer uma alternativa de abastecimento para o consumidor que está em quarentena”, avalia o coordenador do curso superior tecnológico de agronegócio da Fatec Mogi das Cruzes, Elias de Castro.

Agricultores e consumidores têm acesso a mais informações na página da Atag no Facebook.

Deixe uma resposta