Parauapebas (PA) tem queijo de búfala e “café” de açaí

por Claudio Schapochnik

A Amazônia brasileira tem muita coisa gostosa, e o Estado do Pará é um dos grandes expoentes neste segmento da gastronomia. Em Parauapebas, no Sul paraense e próximo de Carajás, a Tomé Tur Viagens e Turismo oferece um passeio que mostra uma parte desta riqueza gastronômica. É a Rota do Búfalo, onde o turista visita uma fazenda produtora de queijos de búfala, a Queijaria Cosa Nostra (foto acima/baixada da página da empresa no Facebook). De quebra, vale a pena provar na cidade o “café” de açaí.

Parauapebas esteve presente com um grande estande na feira de turismo WTM Latin America, realizada em São Paulo no início deste mês de abril. O município dista 170 quilômetros ao Sul de Marabá – onde fica o aeroporto mais próximo.

Agentes de viagens no estande de Parauapebas na feira WTM Latin America (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
A diretora da Tomé Tur Viagens e Turismo, Aglaudene Tomé Sarmento, e o diretor de Produtos do Departamento de Turismo de Parauapebas, AntonioDácio de Souza

A Rota do Búfalo dura seis horas, e os turistas são levados à Queijaria Cosa Nostra, no Sítio Açaizal, na Zona Rural. “É um passeio que as pessoas adoram, pois eles conhecem como é a produção do queijo de leite de búfala e fazem degustação”, explica a diretora da Tomé Tur Viagens e Turismo, Aglaudene Tomé Sarmento, ao Que Gostoso!.

A propriedade é de Joaquim e Margarida Campos, que têm como sócio Geraldo Pedro. A Queijaria Cosa Nostra produz o melhor queijo de búfala do País. A empresa conquistou o título, na categoria mozzarella, no 1° Conaqbúfalo – Concurso Nacional de Queijo de Búfala em agosto de 2018. O evento foi realizado na Fazenda Paraíso, na Ilha do Marajó.

Produtos de leite de búfala da Queijaria Cosa Nostra (foto baixada da página da empresa no Facebook)
Outro ângulo do estande da cidade paraense

Na Rota do Búfalo, assegura Aglaudene, da Tomé Tur, os turistas visitam ainda projetos de apicultura e abacaxi. A agência também faz outros passeios na região, como a Rota Carajás, que visita lugares relativos a animais e à natureza; e a Rota Indígena, que inclui imersão na cultura dos índios, pesca e passeio de canoa.

“CAFÉ” DE AÇAÍ E CERVEJA ARTESANAL
Parauapebas é a terra do “café” de açaí. Sim, dá para fazer a bebida a partir do caroço do fruto, que precisa ser torrado. Depois o pó é passado no coador, igual ao café.

Dona Perina exibe um copo de “café” de açaí

No estande da cidade na WTM Latin America, o “café” de açaí podia ser provado. Quem o fazia era a simpática dona Perina.

Eu provei a bebida. Não se parece em nada com o café e tem um gosto… Não consigo encontrar palavras para “traduzir” minha experiência. É diferente de tudo o que já tomei.

No estande havia ainda a cerveja artesanal Eon. “Somos uma microcervejaria, com o restaurante e o bar em anexo. No cardápio prestigiamos a oferta amazônica, como os peixes, o tucupi, o jambu”, diz o diretor empresa, Fredio Alencar.

“No nosso cardápio novo, colocamos um prato que é bem por aí: lombo de filé de filhote com molho de tucupi com jambu”, destaca Alencar.

O prato de lombo de filé de filhote com molho de tucupi com jambu, do restaurante da Cervejaria Eon (foto baixada da página da empresa no Instagram)
O dono da Cervejaria Eon, Fredio Alencar, mostra sua cerveja artesanal

O restaurante fica na rua 9, 20, Bairro União, e abre de terça a quinta, das 17h à meia-noite; sexta, das 17h à 1h; sábado, das 11h30 às 1h; e domingos, das 11h30 às 17h.

SERVIÇO:
Tomé Tur Viagens e Turismo
Tel. (94) 3346-3131
WhatsApp: (94) 99146-1020 e (94) 98166-8873
Instagram, Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s