por Claudio Schapochnik
A Amazônia brasileira tem muita coisa gostosa, e o Estado do Pará é um dos grandes expoentes neste segmento da gastronomia. Em Parauapebas, no Sul paraense e próximo de Carajás, a Tomé Tur Viagens e Turismo oferece um passeio que mostra uma parte desta riqueza gastronômica. É a Rota do Búfalo, onde o turista visita uma fazenda produtora de queijos de búfala, a Queijaria Cosa Nostra (foto acima/baixada da página da empresa no Facebook). De quebra, vale a pena provar na cidade o “café” de açaí.
Parauapebas esteve presente com um grande estande na feira de turismo WTM Latin America, realizada em São Paulo no início deste mês de abril. O município dista 170 quilômetros ao Sul de Marabá – onde fica o aeroporto mais próximo.


A Rota do Búfalo dura seis horas, e os turistas são levados à Queijaria Cosa Nostra, no Sítio Açaizal, na Zona Rural. “É um passeio que as pessoas adoram, pois eles conhecem como é a produção do queijo de leite de búfala e fazem degustação”, explica a diretora da Tomé Tur Viagens e Turismo, Aglaudene Tomé Sarmento, ao Que Gostoso!.
A propriedade é de Joaquim e Margarida Campos, que têm como sócio Geraldo Pedro. A Queijaria Cosa Nostra produz o melhor queijo de búfala do País. A empresa conquistou o título, na categoria mozzarella, no 1° Conaqbúfalo – Concurso Nacional de Queijo de Búfala em agosto de 2018. O evento foi realizado na Fazenda Paraíso, na Ilha do Marajó.


Na Rota do Búfalo, assegura Aglaudene, da Tomé Tur, os turistas visitam ainda projetos de apicultura e abacaxi. A agência também faz outros passeios na região, como a Rota Carajás, que visita lugares relativos a animais e à natureza; e a Rota Indígena, que inclui imersão na cultura dos índios, pesca e passeio de canoa.
“CAFÉ” DE AÇAÍ E CERVEJA ARTESANAL
Parauapebas é a terra do “café” de açaí. Sim, dá para fazer a bebida a partir do caroço do fruto, que precisa ser torrado. Depois o pó é passado no coador, igual ao café.

No estande da cidade na WTM Latin America, o “café” de açaí podia ser provado. Quem o fazia era a simpática dona Perina.
Eu provei a bebida. Não se parece em nada com o café e tem um gosto… Não consigo encontrar palavras para “traduzir” minha experiência. É diferente de tudo o que já tomei.
No estande havia ainda a cerveja artesanal Eon. “Somos uma microcervejaria, com o restaurante e o bar em anexo. No cardápio prestigiamos a oferta amazônica, como os peixes, o tucupi, o jambu”, diz o diretor empresa, Fredio Alencar.
“No nosso cardápio novo, colocamos um prato que é bem por aí: lombo de filé de filhote com molho de tucupi com jambu”, destaca Alencar.


O restaurante fica na rua 9, 20, Bairro União, e abre de terça a quinta, das 17h à meia-noite; sexta, das 17h à 1h; sábado, das 11h30 às 1h; e domingos, das 11h30 às 17h.
SERVIÇO:
Tomé Tur Viagens e Turismo
Tel. (94) 3346-3131
WhatsApp: (94) 99146-1020 e (94) 98166-8873
Instagram, Facebook