Governo de Rondônia fará concurso de queijos em maio

DO PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA

A Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia (Seagri) se prepara para a realização do primeiro concurso de queijo realizado pelo governo de Rondônia, o ConQueijo, previsto para acontecer na 3ª Rondoleite, em maio de 2020, durante a 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná.

O projeto foi apresentado pelo médico veterinário e gerente de Desenvolvimento da Pecuária da Seagri, César Miazzi, juntamente com a equipe de Desenvolvimento Agropecuário da secretaria. Na foto acima (divulgação/Seagri), peças de queijo produzidas em Rondônia.

“O nosso objetivo é apresentar os queijos especiais, com as características de Rondônia, e com sabores marcantes como o açaí, a castanha, os frutos da Amazônia, diferenciados entre os que já são produzidos tradicionalmente no Estado”, explicou o secretário da Seagri, Evandro Padovani.

Ainda de acordo com Padovani, o projeto Conqueijo colocará Rondônia no cenário nacional e internacional, com a apresentação de queijos especiais, e abrirá caminho para exportação. “Os queijos muçarela já ganharam o cenário brasileiro, e o Conqueijo será uma forma de valorizar os produtores rurais e incentivá-los ainda mais.”

Rondônia conta com cerca de 28 mil produtores de leite, e o concurso vai mostrar a criatividade e habilidade dos participantes, além de estimular a produção com fabricação diferenciada a partir do modelo artesanal com características de Rondônia.

“Fizemos uma degustação de diversos tipos de queijos, a qualidade é de primeira. O nosso objetivo é colocar os queijos de Estado ao lado dos queijos brasileiros para que todos conheçam a origem e tecnologia queijeira de nosso Estado”, ressalta Padovani.

Deixe uma resposta