por Claudio Schapochnik
Para ajudar a estimular uma gostosa conversa sobre comida, por meio de 100 cartas (cada uma com uma pergunta), o jornalista Marcos Nogueira lança o “livro-caixinha” Puxa Conversa Comida (R$ 37, Matrix Editora, foto acima/divulgação). A noite de autógrafos será nesta terça-feira (dia 4 de junho), das 18h30 às 21h30, na Livraria Martins Fontes – Avenida Paulista, 509, em São Paulo.
Confira cinco exemplos de cartas: “Qual é o seu prato favorito? Por quê?”; “Qual é a comida que mais lembra a sua infância?”; “O que você não come de jeito nenhum? Justifique.”; “Se pudesse escolher apenas cinco alimentos para comer pelo resto da vida, quais seriam eles?”; e “Qual foi a refeição mais sensacional da sua vida? Conte detalhes.”
“Comida é memória. Podemos nos lembrar de uma infinita série de mesas às quais nos servimos, recuando até nossa infância: em casa, na escola, longe, sozinhos, com nossos amigos, amantes, familiares”, diz a autora estadunidense Bunny Crumpacker.
Jornalista especializado em gastronomia, o autor Marcos Nogueira escreve o blog e a coluna Cozinha Bruta no jornal Folha de S.Paulo. Eu leio seus textos, que são fantásticos. Ele é direto, profundo, bem humorado, sarcástico e verdadeiro. Também o sigo no Instagram. Nogueira apresenta ainda o programa homônimo na Rádio Globo e emissoras afiliadas em todo o Brasil.
Então este “livro-caixinha” Puxa Conversa Comida deve ser muito bacana.