por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
A foodtech agrícola Faba, que nasceu na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), pesquisa e desenvolve produtos alimentícios 100% vindos das plantas, portanto, veganos. Ketchup crocante, maionese e manteiga com aquafaba e creme de grão-de-bico com avelã são alguns dos alimentos fabricados em escala comercial pela Faba. Conheci, provei e achei incrível o conhecimento contido nestas gostosuras — tudo isso na mesa da foodtech no estande cooperado do Sebrae/RS na Bio Brazil Fair, Biofach América Latina e Naturaltech 2022. A feira foi realizada na semana passada em São Paulo.
O insumo principal utilizado pela Faba é o grão-de-bico e, sobretudo, a água derivada do cozimento desta leguminosa — a aquafaba. “A aquafaba é uma alternativa à proteína do ovo da galinha”, explicou Rodrigo Kayser Schwertner, do administrativo da foodtech, ao QUE GOSTOSO!.

Aquafaba é um nome latino, onde “aqua” é água e “faba” é feijão, ou seja, o líquido usado para cozinhar feijão ou outra leguminosa, como o grão-de-bico e a lentilha.
Do conhecimento gerado pelos pesquisadores da Faba, o primeiro produto foi o creme vegetal “maionese”, 100% feito com plantas e ingredientes naturais. “Tiramos o ovo da receita da vó e colocamos a aquafaba”, brincou Schwertner. Foi batizada de Mayoh!.


O creme tem três sabores: original, chipotle (pimenta jalapeño defumada) e ervas verdes. Em relação às embalagens, o produto está disponível em vidro, com 290 g, e bisnaga, com 190 g.
Provei a Mayoh! sabor de chipotle e adorei. Possui consistência firme, é cremosa e tem gostinho picante suave. Que gostooooooso!
Depois veio a Bicôh! Um surpreendente e delicioso creme de farinha de grão-de-bico com cacau. Lembra muito o creme italiano mundialmente famoso feito com avelã.
No caso do Bicôh!, o produto tem a versão com e sem açúcar. Provei ambos, e a linha que os separa é bastante tênue. Vale destacar a intensidade da cremosidade e, no sabor, é SENSA. Que gostooooooso! Preferi a receita com açúcar.

KETCHUP E MANTEIGA
O ketchup da Faba, em embalagem de 300 g, recebeu o simpático nome de Hommie.
O produto tem uma característica singular: “é o primeiro ketchup crocante do País”, assegurou Schwertner.
Adoro a crocância que, neste caso específico, é causado por pedacinhos de pepino no molho de tomate temperado. Ficou show. Que gostooooooso!


Por fim, provei a Manté, o creme vegetal “manteiga” da Faba. “É a primeira do País a ser feita com aquafaba”, destacou o Schwertner. Possui cor amarela, boa consistência e um sabor agradável. Que gostooooooso! A embalagem de vidro tem 150 g.


Ou seja, a Faba produz coisas incríveis!
Não apenas para veganos, mas para quem quer alimentos minimamente processados, feitos com ingredientes naturais e com sabor. Parabéns e mais sucesso à Faba.
Para saber onde os produtos são vendidos, mande uma mensagem para o direct do Instagram da marca.