Menu harmonizado da Calábria é destaque na Sforno foto divulgacao

Menu harmonizado da Calábria é destaque na Sforno

A pizzaria Sforno, localizada no Itaim Bibi na Zona Sul de São Paulo, recebe o chef e embaixador do Menu Típico Lametino no Brasil, Nino Businelli. Ele assina o menu do Festival da Calábria, que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de dezembro. Serão três dias de imersão numa verdadeira viagem gastronômica a esta região do Sul da Itália, e o menu lametino refere-se à cidade calabresa de Lamezia Terme.

Para harmonizar com o cardápio do chef Businelli, o festival contará com quatro rótulos da vinícola Statti, recém-chegados ao Brasil com exclusividade para a importadora Ivini Enoteca.

O menu harmonizado na Sforno vai estar disponível durante almoço e jantar. Entre as criações do chef para o festival estão: entrada – Sfizi Calabresi dello Chef (petisco calabrês do chef); primeiro prato – Fileja Casareccia Nduja e Ricota Affumicata (fileja artesanal nduja e ricota defumada) ou Tagliatelle Funghi All´Ortolana (tagliatelle com cogumelos All´Ortolana); segundo prato – Cartoccio di Salsiccia, Patate e Peperoni (cartoccio de linguiça artesanal, batata e pimentão) ou Melanzana Ripiena al Sugo di Pomodori Freschi (berinjela recheada ao molho de tomate fresco); e sobremesa – Pitta´nchiusa e Delizia al Limone.

Para harmonizar com o cardápio estão os rótulos da Statti. Saiba mais com os comentários do chef: Lamezia Bianco, vinho branco produzido com as uvas Greco e Mantonico de prensagem suave das uvas, com fermentação em cubas de inox e temperatura controlada; Lamezia Rosso, um DOC tinto varietal Gaglioppo, Greco Nero, Nerello Cappuccio; Batassaro, feito 100% com a uva Gaglioppo de grande textura e matizes profundas e intensas; e Cauro, produzido com as uvas Cabernet Sauvignon, Gaglioppo e Magliocco de grande elegância, persistente e equilibrado.

Menu harmonizado da Calábria é destaque na Sforno
No alto os vinhos que serão harmonizados no festival e, acima, o chef Nino Businelli (fotos divulgação)

O CHEF NINO BUSINELLI
Nascido na Itália, Nino Businelli demonstra sua paixão pela gastronomia desde pequeno quando, com suas tias em Lamezia Terme, ajudava a preparar os clássicos almoços de domingo.

Desde então o ele foi aperfeiçoando suas técnicas e aprimorando seu conhecimento, sempre com destaque a pratos feitos com produtos orgânicos, além das massas preparadas artesanalmente.

No Brasil Businelli combinou ingredientes nacionais com o sabor da comida italiana trazendo a tradicional cozinha lametina, com o melhor da gastronomia da Calábria. Ele foi nomeado em 2017 pelo presidente da Accademia Delle Tradizioni Popolari Calabresi, Gianfranco Caputo, embaixador do “Menu Típico Lametino” em território brasileiro. A instituição é responsável por preservar e manifestar a cultura da Calábria por meio de ações culturais em todo o mundo.

SERVIÇO:
Sforno — Festival da Calábria
Dias 10, 11 e 12 de dezembro, sexta, sábado e domingo; almoço das 12h às 15h e jantar das 18h às 23h
Valor: R$ 150 por pessoa, com entrada, primeiro prato, segundo prato, sobremesa e uma taça de vinho para cada harmonização
Reserva antecipada dá 15% de desconto sobre qualquer garrafa de vinho servida durante o festival
Rua Dr. Renato Paes de Barros, 485, Itaim Bibi, São Paulo/SP
Informações e reservas: (11) 2738-3821 e Whatsapp (11) 99433-6317
Instagram

Deixe uma resposta