Chef Henrique Fogaça lança livro O Mundo do Sal

Chef Henrique Fogaça lança livro O Mundo do Sal

Anúncios

Dono dos restaurantes Sal Gastronomia e Cão Véio e um dos apresentadores do programa Master Chef, o famoso chef de cozinha Henrique Fogaça vai lançar o livro O Mundo do Sal (Essential Idea, 200 páginas, R$ 150) na dia 8 de dezembro, à partir das 18h30, na Livraria da Travessa em Pinheiros, em São Paulo. A noite de autógrafos é aberta ao público e sujeito às regras de prevenção à pandemia.

Escrito em parceria com o jornalista Rogério Ruschel, a obra, explica a editora por meio de um comunicado, “relata de maneira inédita e criativa o protagonismo do sal na cultura, na economia, na política, nas crenças, nas religiões, na saúde e nas diferentes culinárias do mundo em 5.000 anos da história da humanidade”.

No alto o sal marinho (foto MKupiec7/Pixabay) e, acima, a capa do livro (foto divulgação)

Além disso tudo, o livro traz também 45 receitas do chef Fogaça criadas para diferentes celebrações como um jantar a dois, um almoço em família, uma data especial, petiscos para acompanhar os drinques da happy hour, o brunch de domingo e o churrasco com os amigos.

O leitor vai aprender a fazer saladas, carnes, peixes, camarões, risottos, legumes, batatas, filés, costelas e assados, bruschetas, drinques, geleias, pães, cremes, pancettas, omeletes, burratas, croques, caldas, granolas, queijos, confitados, rabanadas e sobremesas. Algumas das receitas podem ser acessadas em vídeo via QR Code.

ÚNICO MINERAL COMESTÍVEL
“Único mineral que os seres humanos comem, o sal é o produto mais democrático que existe, porque é um dos poucos alimentos que entram na casa de todos, todos os dias, em todos os países, independente de raça e classe social”, destaca a editora sobre o produto.

O chef Fogaça e o jornalista Ruschel exploram este e vários outros aspectos desse ingrediente tão valioso “que serviu de moeda, criou estradas e cidades, financiou guerras e garantiu a economia de impérios. Abordam também como o sal está presente em quase todas as religiões e em crendices populares e simpatias”.

O chef Henrique Fogaça (foto Chris Castanho)

Como é um produto de terroir, há diferentes variedades, tipos e apresentações de sais. No livro são apresentados mais de 20 tipos como o sal marinho, sal rosa do Himalaia, a flor de sal, o sal negro, o sal defumado e o sal kosher etc.

O livro está disponível em ebook e na versão impressa em livrarias de todo o País, nos restaurantes Sal Gastronomia e Cão Véio, lojas especializadas de gastronomia e no site da editora.

Deixe uma resposta Cancelar resposta