Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 3 Foto divulgacao

Toscana inspira novo Don Milo Cucina, em Gramado

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Gramado/RS*

A culinária da região italiana da Toscana inspirou a Gramado Parks Entretenimento e Hospitalidade para o conceito do restaurante Don Milo Cucina, inaugurado oficialmente na semana passada (quinta-feira, dia 21/10). Com salão e área externa volta a eventos, a linda casa fica no novíssimo Hotel Buona Vitta by Gramado Parks — um dos quatro hotéis da empresa em Gramado, na Serra Gaúcha, que terá ainda a segunda fase aberta em 2022. O estabelecimento serve café da manhã, almoço e jantar aos hóspedes e público em geral.

Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 1 Foto divulgacao
No alto um dos pratos do Don Milo Cucina , acima, vista aérea do Hotel Buona Vitta by Gramado Parks (onde fica o do restaurante), na cidade gaúcha de Gramado (fotos divulgação)
Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 1 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A entrada independente do novo restaurante (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

“No Don Milo Cucina, o nosso hóspede e o público em geral vão ter uma experiência tipicamente toscana sem sair do Brasil, essa é a nossa proposta”, disse o CEO da Gramado Parks, Anderson Caliari, em seu discurso na festa de inauguração para convidados na semana passada. “Pizzas artesanais com massa de longa fermentação, carta de vinhos com uma equipe de sommeliers, pastas caseiras e carnes nobres são alguns destaques da casa”, completou Caliari.

“Para assegurar uma autêntica experiência, enviamos uma equipe de profissionais à Toscana anos atrás. Para quê? Para conhecer o sentimento da região e trazer o que há de melhor para os nossos empreendimentos não apenas em termos de gastronomia, mas também da arquitetura e de outras áreas”, emendou Caliari.

“Seria impossível lançar um resort inspirado na Toscana sem pensarmos em gastronomia, por isso o restaurante chega para coroar esse empreendimento que nos enche de orgulho pela beleza e aceitação do público que vem para Gramado.”

Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 2 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O CEO da Gramado Parks, Anderson Caliari, e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, brindam à inauguração do Don Milo Cucina (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 6 Foto divulgacao
Um dos pratos de carnes nobres do menu da nova casa (foto divulgação)

INFRAESTRUTURA E ADEGA
O restaurante tem entrada interna, para os hóspedes do Hotel Buona Vitta, e independente, para o público em geral. Cadeirantes têm de usar a entrada pela recepção do hotel para acessar o elevador.

“Nossa capacidade total permite receber 526 pessoas, e temos, além do amplo salão, bar, adega e um espaço externo, com lareira e aquecedores a gás, excelente para eventos corporativos e sociais, como casamentos”, explicou ao QUE GOSTOSO!, durante a festa de inauguração, o diretor de Gastronomia da divisão de Hospitalidade da Gramado Parks, Rodolfo Vieira. Segundo ele, o grande destaque da casa é a enogastronomia.

“Nossa carta de vinhos tem hoje 450 rótulos, e a meta é chegar a 750 rótulos”, contabilizou Vieira. A maioria é de vinícolas da Toscana e de produtores de origem italiana da Serra Gaúcha, como a Salton”, emendou o diretor, que estudou gastronomia em Lyon, na França.

Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 5 Foto divulgacao
A enogastronomia é o foco do Don Milo Cucina (foto divulgação)
Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 17 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A adega do restaurante (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 2 Foto divulgacao
Um dos ambientes do Don Milo Cucina (foto divulgação)

De acordo com Vieira, o menu traz opções de harmonização. “Temos uma equipe de quatro sommeliers liderada pela head Patrícia Cardoso, que pode auxiliar com propriedade os clientes do restaurante e dos eventos.”

Além do consumo de vinhos no restaurante, a proposta do hotel nessa área inclui ainda aulas de degustação, mediante reserva, com a sommelière Patrícia Cardoso.

Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 16 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O bar do estabelecimento (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 4 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A diretora de Marketing da Gramado Parks, Roberta Colleta, e o diretor de Gastronomia da divisão de Hospitalidade da companhia, Rodolfo Vieira (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 3 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O músico Amon-rá animou a festa de inauguração do Don Milo Cucina (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

MENU E PEQUENOS PRODUTORES
A cozinha do Don Milo Cucina está sob a liderança do chef Marcelo Matricarde, brasileiro de origem italiana. Na equipe da casa hoje há um total de 89 pessoas.

“O menu inclui pratos típicos como risottos, carnes nobres como a bisteca fiorentina, massas e frutos do mar, como a cacciucco, ensopado de peixe e frutos do mar típico da cidade de Livorno”, descreveu Vieira. “Entre os doces há o zuccoto, sobremesa gelada com origem em Florença, que leva licor, bolo e sorvete, panna cotta, tiramisù e gelatos, entre outras delícias, tudo produzido por nós.”

Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 6 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A burrata com pesto servida no jantar de inauguração: produzida por pequenos produtores da região de Gramado (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

“A Serra Gaúcha é uma das maiores colônias italianas do País, então fomos atrás de produtores locais com essas raízes, como apicultores e queijeiros, para trazer todo o sabor tão característico da gastronomia que queremos homenagear”, contou o diretor. “Além disso, a iniciativa visa valorizar o trabalho dos pequenos empreendedores e contribuir para o desenvolvimento da região.”

Para aqueles que querem fazer uma refeição toscana em casa, o Don Milo Cucina oferece a Bottega. Trata-se de um empório onde a pessoa pode comprar massas produzidas artesanalmente na cozinha do restaurante e outros produtos, como salame, copa, presunto e vinhos. Vale a pena uma visita ao espaço.

Toscana inspira novo Don Milo Cucina, em Gramado
A Bottega: espaço para venda de produtos caseiros e de parceiros da Gramado Parks (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 4 Foto divulgacao
As pizzas da casa têm massa de longa fermentação (foto divulgação)
Toscana inspira novo Don Milo Cucina, em Gramado
Lareira a gás na área externa do do Don Milo Cucina (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

JANTAR DE INAUGURAÇÃO
O jantar de inauguração oficial do restaurante teve o seguinte cardápio: entrada de burrata ao pesto com folhas precoces; massa no queijo Parmegiano Regiano, seguido de sorbet de limão siciliano e cacciucco; e tiramisù como sobremesa. Tudo isso embalado por um talentoso duo de voz e piano, com repertório ítalo-brasileiro bem bacana.

A burrata estava muito saborosa, e é produzida na região de Gramado. Ao abri-la, percebi a consistência mais firme. Ficou ótima com o pesto. O sorbet… Perfeito. A massa preparada com o queijo estava al dente e uma delícia. Na ocasião, o chef Matricarde fez uma aula show do preparo da mesma.

Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 7 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O chef do Don Milo Cucina, Marcelo Matricarde, derrete o queijo Parmegiano Regiano para fazer a massa: um dos pratos principais do jantar celebrativo (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 8 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O chef Matricarde exibe a massa finalizada dentro do queijo, que foi derretido com o maçarico (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 9 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O prato da massa servido aos convidados: muito saborosa (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Como não aprecio todos os frutos do mar, troquei o cacciucco pelo risotto de funghi com filé bovino que a casa ofereceu. Boa combinação e bom sabor. Gostei. Já a sobremesa… Bravo!

Dessa forma, e também pelo café da manhã (que vou descrever em outro texto), percebi que o conceito toscano é aplicado. Vale destacar ainda que a equipe de garçons e garçonetes do restaurante é muito atenciosa e simpática.

Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 10 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O meu segundo prato principal: risotto de funghi com carne bovina: adorei (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 11 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O alto da taça de tiramisù, a sobremesa do jantar: muito bom (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 12 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A taça da sobremesa típica italiano (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

A GRAMADO PARKS
Fundada em Gramado (RS), a companhia é uma holding que atua no segmento de Entretenimento e Hospitalidade.

A empresa desenvolveu empreendimentos como o Snowland, primeiro parque de neve indoor do País, e o Acquamotion, único parque aquático termal coberto e temático da América do Sul, ambos em Gramado, e a Rio Star, roda-gigante no Rio de Janeiro.

Na área hoteleira, a empresa desenvolveu quatro hotéis no sistema de multipropriedade — todos em Gramado: Wyndham Gramado Termas Resort & Spa, Bella Gramado by Gramado Parks, Exclusive Gramado by Gramado Parks e o Buona Vitta by Gramado Parks, além de salas comerciais do conceito de multipropriedade no Rio de Janeiro, em Gramado, Recife e Foz do Iguaçu (PR).

Toscana inspira novo Don Milo Cucina em Gramado 2021 14 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
Móveis na área externa do Don Milo Cucina: espaço ideal para eventos corporativos e casamentos (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Toscana inspira novo Don Milo Cucina, em Gramado
A área externa do restaurante é bem flexível (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

A companhia desenvolve também mais dois resorts, já em obras, em Foz do Iguaçu e Tamandaré (PE). A companhia soma 1.500 funcionários, com matriz em Gramado e filial em São Paulo. O CEO é o executivo Anderson Caliari, da família criadora do famoso Café Colonial Bela Vista, fundado em 1972 em Gramado.

*A reportagem do QUE GOSTOSO! viajou a convite da Gramado Parks Entretenimento e Hospitalidade

SERVIÇO:
Don Milo Cucina — Hotel Bueno Vitta
Estrada Professora Elvira Apolo Benetti, 150, Gramado/RS
Horário: café da manhã, das 7h às 10h30 (segunda a sexta) e 7h às 11h (finais de semana); almoço, das 12h às 15h; e jantar, das 19h às 22h30
Tel. (54) 3050-1750
Instagram

Deixe uma resposta