Canoa havaiana no Guaruja passeio a praia isolada 5 foto Turelo

Canoa havaiana no Guarujá: passeio à praia isolada

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Guarujá/SP*

Frequentei muito o Guarujá, no litoral paulista, durante a adolescência. Passei com minha família, tio, tia e primos as férias de verão em alguns anos lá atrás na década de 1980, sempre na praia das Pitangueiras. Tempos de grande alegria, de muita brincadeira, de curtir a praia e lá comer coxinha e queijadinha Praiano e ver filmes, como A Lagoa Azul (1980), sempre antecedidos pelo cinejornal Canal 100, nos outrora cinemas de rua Cine Cassino e Cine Praiano. Aí passaram-se trinta e tantos anos pra eu saber que a cidade tem 27 praias. Até então só conhecia, além da citada acima, a da Enseada, das Astúrias, do Tombo, de Pernambuco e de Guaiúba.

Nessa viagem mais recente ao destino, no início deste mês de setembro, conheci uma pequena praia porque cheguei lá de canoa havaiana. O lindo passeio faz parte das inúmeras opções da plataforma Turelo, das sócias, amigas e graduadas em administração de empresas Ana Luiza Figueiredo de Moraes, de 35 anos, e Danielle Barroso de Oliveira, de 44 anos.

Guaruja SP Google Maps
No alto o registro da aproximação da praia de Fora ou do Moisés (fotos divulgação/Turelo) e, acima, a localização da praia visitada a partir da praia do Guaiúba , com o sinal em vermelho (Google Maps)
Canoa havaiana no Guaruja passeio a praia isolada 7 foto Turelo
Reme, reme, reme…

Em relação à canoa havaiana, estou um pouco “ligado” neste esporte porque um de meus sobrinhos, o Henrique, já o pratica há algum tempo também no litoral paulista. De fato, permite chegar a lugares bastante privilegiados e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde.

Até esse passeio no Guarujá, meu conhecimento prático sobre o esporte era nulo. Então além do passeio em si, deu pra conhecer um pouco do tema.

AULA BÁSICA
O passeio partiu da linda praia do Guaiúba — sem prédios atrás da faixa de areia, cheia de árvores, com mar calmo e rodeada de mata preservada. Lá encontrei o professor Barta, parceiro da Turelo que pratica a canoa havaiana há muito tempo, e seus alunos.

O Barta, vale ressaltar, é um professor muito bacana. Como aluno estreante, ele me ensinou ainda na areia as três fases de uma remada, a posição do remo, a movimentação correta do corpo a bordo e outras informações básicas. Ele é ainda didático, atencioso, sem estresse e pronto pra tirar todas as dúvidas.

A canoa havaiana do Barta, assegurou ele para minha surpresa, pesa 400 quilos! E, em vez de ter um flutuador lateral (usado para dar estabilidade), a canoa dele é a união de duas canoas normais com um espaço no meio. O grupo todo — os alunos dele, eu e creio mais uma moça que já tinha praticado pelo menos uma vez — somava acho que 14 pessoas.

NO MAR
O tempo naquele domingo, dia 12/9, estava nublado e ameno em termos de temperatura. Nos cerca de 30 minutos seguintes não parei de remar e, por falta de prática — claro —, as vezes batia meu remo no remo da pessoa que sentava atrás de mim.

O professor Barta orientava o grupo e o ritmo na água verde escura do mar. Na prática aprendi que canoagem não é somente uma questão de força mas, sobretudo, de sincronia. Mesmo numa baixa velocidade, com todos remando no mesmo timing, a embarcação avança sem “engasgar”. Houve curtos momentos (coisa de segundos) que, percebi, não teve coincidência das remadas e assim a canoa como que “derrapava”.

Na ida e na volta o passeio semi circunda a Ilha do Mato; como o nome denota, tem bastante vegetação e uma casa abandonada. Não tem faixa de areia. Logo depois dá prá avistar a praia do Monduba — que faz parte de uma área militar do Exército.

Canoa havaiana no Guaruja passeio a praia isolada 6 foto Turelo
Grupo de canoístas posam para foto com a Ilha do Mato

Remadas bem mais fortes depois — engraçado, houve um momento de ritmo nos 100% do grupo que, como estreante, quase quase pensei em não remar, mas pensei que seria uma sacanagem com os demais e, pasme, meus braços aguentaram —, o passeio chega ao destino proposto: a praia de Fora. Possui uma micro baía e algumas pedras na água.

A faixa de areia deve ter uns 100 metros de comprimento e, atrás, que bacana, só verde de uma floresta linda. A praia é também conhecida como do Moisés, em alusão a um homem que lá viveu sozinho por anos. Ele recebia ajuda, como alimentos e roupas, de frequentadores.

Canoa havaiana no Guaruja passeio a praia isolada 3 foto Turelo
Na praia de Fora ou do Moisés há água potável, sim

A praia não tem ondas e, em terra, há água potável e uma caverna. Perto da entrada havia a ossada de uma baleia que tinha encalhado no local dias atrás. O cheiro de putrefação ainda estava bem forte. Quando o vento levou o cheiro de podridão, da caverna exalou outro odor igualmente horroroso: o de urina. Acabei não entrando.

Minha atividade nos cerca de 30 minutos na praia foi curtir a água e ajudar algumas canoístas do grupo a recolherem o lixo da água e da areia. Havia muito infelizmente, sobretudo plástico. Enchemos duas sacolas. Gostei dessa atividade de responsabilidade ambiental.

Havia mais pessoas na praia, que chegaram com lanchas e motos aquáticas.

Canoa havaiana no Guaruja passeio a praia isolada 4 foto Turelo
Na praia de Fora ou do Moisés: que água maravilhosa, hein?

Na volta, acho que meus braços se deram melhor do que na ida. Aguentaram! E o professor Barta me mudou de lugar e não bati mais no remo de quem estava atrás de mim na ida. Minha performance também melhorou.

Olha… Adorei demais o passeio. No total, creio que não passou de 1h30. Mesmo para canoístas de primeira viagem como eu, super recomendo. Unindo passeio e esporte, me fez conhecer outra beleza do lindo Guarujá.

ENTREVISTA
“A Turelo é uma plataforma feita para pessoas que buscam viver experiências únicas, querem conhecer os lugares escondidos, sair dos roteiros turísticos tradicionais e que sabem que viver experiências diferenciadas é o que dá tempero à vida”, explicam as sócias, Ana Luiz e Daniele, no site da empresa.

Fundada no Guarujá, a plataforma delas vai celebrar o primeiro ano de atividades no próximo dia 10 de outubro.

“O vendedor de experiência faz o cadastro na Turelo e, se preencher os requisitos, pode anunciar o seu serviço sem pagar nada. O turista se interessa por aquela atividade e faz a compra. O nosso papel é fazer a ligação entre as duas partes”, explicam elas no site como funciona.

Na entrevista abaixo, feita por Whats App, Ana Luiz e Danielle falam mais sobre tours, expectativas e como fazer para comprar os passeios. Acompanhe.

Canoa havaiana no Guaruja passeio a praia isolada 2 foto Turelo
A canoa havaiana do professor Barta na praia de Fora ou do Moisés

QUE GOSTOSO! — A Turelo oferece quantos tipos de passeios e experiências no Guarujá?
Ana Luiza Figueiredo de Moraes e Danielle Barroso de Oliveira — São mais de 20 atividades e passeios oferecidos. Seguem os mais procurados: passeio de lancha, passeio de buggy, passeio de escuna, rapel com vista para o mar, voo de paraglider, remada de canoa havaiana até praia deserta, aluguel de caiaque, mergulho do aquário com cilindro, aula de surfe e trilhas.

QUE GOSTOSO! — No caso do turista, qual é o passo a passo para comprar um passeio na Turelo?
Ana e Danielle — Acesso ao site turelo.com.br >> Localizar atividade desejada >> Escolher a data da reserva >> Pagar >> Receber o voucher de confirmação com dados e local de encontro >> Aproveitar o passeio!
Temos um serviço de atendimento via Whats App disponível em horário comercial para atender, esclarecer dúvidas e também concluir a reserva.

QUE GOSTOSO! — Vocês sempre buscam novidades? O que vem pela frente?
Ana e Danielle — Sempre buscamos novidades, fazemos questão de conhecer o nosso parceiro de perto, assim como as atividades oferecidas no site.
Nosso objetivo é mostrar para as pessoas que o Guarujá é ainda mais que as belas praias centrais. Tem muita natureza e também muitas pessoas (parceiros) fazendo bons trabalhos e que precisam ser evidenciados e conhecidos por mais e mais pessoas.

Canoa havaiana no Guaruja passeio a praia isolada 1 foto Turelo
Outra vista da tranquila e linda praia

QUE GOSTOSO! — Pretendem trabalhar com o turismo gastronômico no Guarujá?
Ana e Danielle — Não pretendemos. Queremos manter o foco, nos aprimorar e aperfeiçoar cada vez mais para atender cada vez melhor o turista no que se refere aos melhores passeios e atividades na cidade.
Temos diversas parcerias com hospedagens e também com restaurantes, cafés, sorveteria etc. Sempre recomendamos, mas não faz parte do nosso negócio de forma direta.

QUE GOSTOSO! — Quais são os desafios que o Guarujá e a Turelo têm pela frente?
Ana e Danielle — A pandemia tem sido um desafio para nós que trabalhamos com turismo. Porém, por outro lado, percebemos que as pessoas precisam e estão valorizando cada vez mais a qualidade de vida, o contato com a natureza e passeios ao ar livre, e é isso que a Turelo oferece.
O nosso desafio vai ser conseguir atender todos (e estamos nos preparando pra isso) porque estamos confiantes que será uma ótima temporada, Schapo!

*A reportagem do QUE GOSTOSO! fez o passeio a convite da Turelo; viagem a convite do Visite Guarujá e hospedagem no Hotel Vicino al Mare

Deixe uma resposta