Gonçalves MG - Pedra Chanfrada - Foto Claudio Schapochnik _ Que Gostoso!

Compre delícias na feira orgânica em Gonçalves (MG)

por Claudio Schapochnik_Gonçalves/MG

Na área da Alimentação uma das boas atrações da linda e maravilhosa Gonçalves, na Serra da Mantiqueira no Sul de Minas Gerais, além dos bares e restaurantes, é a feira orgânica no espaço da Orgânicos da Mantiqueira. Por causa da pandemia de Covid-19, é melhor ligar antes (confira no final do texto) para saber se a feira está operando e, se sim, o dia e o horário. Além de vender frutas, laticínios, hortaliças e legumes, o espaço tem ainda uma lanchonete e alguns estandes que vendem artesanato e outros produtos alimentícios. Vale super a pena!

No alto a Pedra Chanfrada, um dos cartões-postais de Gonçalves, e, acima, as caixas de plástico com os produtos da feira orgânica (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Cadeira feita com borracha de pneus, ao lado da lanchonete

Conheci a feira orgânica semanas atrás, quando viajei com minha esposa pra Gonçalves. Fui com a intenção de passear e acabei comprando alguns itens (tomate, pepino, cebola). Quase sempre, quando viajamos, compramos itens em mercados e feiras para comer e beber no quarto da pousada ou do hotel. Nada pesado, coisas para fazer um bom lanche sobretudo à noite.

A feira de fato funciona dentro de um galpão aberto. Lá estão dezenas de caixas com os mais variados produtos, cada um vindo de um produtor de Gonçalves ou da região da Mantiqueira. Você escolhe e leva pra pesar e pagar. Melhor levar sacola ou caixa, pois lá não há.

Placa provocativa e composteira na área da Orgânicos da Mantiqueira
Bancos e mesa feitas com pneus e borracha dos mesmos junto à lanchonete

Dentro e fora do galpão há alguns estandes. Comprei produtos de dois deles: Pimenta do Zé e de uma padeira artesanal. Minha esposa comprou uma peça de artesanato em cerâmica.

Na Pimenta do Zé, produzida em Gonçalves, levei a garrafinha de 50 ml da pimenta hiper ardida indiana bhut jolokia (R$ 25). É feita à base dessa pimenta e maturada no limão rosa (salivei só ao escrever o nome deste cítrico, que sou muito fã pelo sabor e odor que tem). Quanto ao preço, é caro; quanto ao sabor, muito boa.

Compre delícias na feira orgânica em Gonçalves (MG)
A linha de Pimenta do Zé; comprei a terceira da esquerda para a direita (foto divulgação)
Outro conjunto de cadeiras e mesa feitas com borracha de pneus
Há bastante variedade de produtos na feira orgânica

No estande da padeira levamos um pão de fermentação natural, como todos os que ela faz, multigrãos. Maravilhoso!

Não provei nada na lanchonete, pois havia tomado café recentemente. Parece ter comidinhas interessantes. Interessantes também são os móveis feitos com borracha de pneus descartados, como cadeiras e mesas brinquedos como pula-pula para as crianças.

Portanto, a feira orgânica é um passeio muito bacana. Estando em Gonçalves e aberta, vá lá.

SERVIÇO:
Orgânicos da Mantiqueira
Rua Fausto Resende de Sousa, 183, Gonçalves/MG — estrada para o bairro de São Sebastião das Três Orelhas, pertinho do centro
Tel. (35) 3654-1453
www.organicosdamantiqueira.com.br
Instagram

Deixe uma resposta