Vinícola Doña Paula exporta mais malbecs ao Brasil

Vinícola Doña Paula exporta mais malbecs ao Brasil

A vinícola argentina Doña Paula, fundada em 1997 em Mendoza e produtora de vinhos premium, observou um aumento de mais de 190% no volume de exportação de vinhos da uva malbec para o Brasil entre 2019 e 2020.

De um modo geral, a importação de vinhos da uva malbec no Brasil cresceu 42% em 2020 em relação a 2019. A Argentina foi responsável por quase 90% das importações de malbec no País, mantendo a liderança isolada no ranking dos rótulos mais consumidos e aprovados por brasileiros, segundo dados divulgados recentemente pela Ideal Consulting. Já entre os vinhos tintos, o malbec é o segundo preferido entre os brasileiros, atrás do cabernet sauvignon, de acordo com a Wine Intelligence.

“O malbec da Argentina possui atributos que tornam ainda mais especial as refeições dos brasileiros. No Brasil, churrascos com carne bovina e porco são muito comuns, e o malbec vai muito bem com este tipo de preparo, pois tem aromas frutados que complementam os aromas da carne, fazendo uma harmonização perfeita”, explica o enólogo da vinícola Doña Paula, Martín Kaiser.

O rótulo da safra 2018 (foto divulgação)

O sucesso do malbec é tão grande que uma data foi criada para celebrar a variedade. O dia 17 de abril (amanhã, sábado) é considerado o Malbec World Day. A data foi estabelecida em 2011 pela Wines of Argentina, entidade responsável pela imagem do vinho argentino no mundo, com o objetivo de promover a uva mais famosa.

Como sugestão, Kaiser aponta o Doña Paula Estate Malbec, de 2017 (preço sugerido R$ 99,90) e 2018 (preço sugerido: R$ 59,90). Proveniente de vinhedos de El Celpillo e Gualtallary, “apresenta características únicas do Vale do Uco, terroir de clima frio, solos pedregosos e minerais. É um rótulo equilibrado, com boa concentração e frescor, taninos macios e final longo”.

Ambos podem ser encontrados nos seguintes pontos-de-venda: Oba Hortifruti, em São Paulo, Rede Zona Sul, no Rio de Janeiro (loja física e e-commerce) e Supermercado Nordestão, no Rio Grande do Norte.

Deixe uma resposta