Il Pumo faz saborosa comida italiana em Cunha (SP)

Il Pumo faz saborosa comida italiana em Cunha

por Claudio Schapochnik_Cunha/SP

No Centro de Cunha, Estância Climática distante cerca de 230 quilômetros de São Paulo, há um estabelecimento que, na verdade, soma três tipos de negócio — um antiquário, com peças muito bonitas e bem diferentes, a Cervejaria Reale e o Il Pumo, de culinária italiana. Em novembro de 2020, eu e minha esposa visitamos o local e jantamos no restaurante. O Il Pumo faz comida bem temperada e saborosa, mas que serve porção pequena (a minha foi). O serviço poderia ser mais ágil.

Assim que entramos Um senhor nos recebeu e explicou as propostas das duas casas e nos falou do antiquário. No pequeno corredor que leva às duas casas, produtos alimentícios estão expostos, como numa mercearia de antigamente. Sim, está tudo à venda.

No alto o spaghetti tricolore, prato que comi no Il Pumo, e, acima, pratos pintados do antiquário (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
A cabeça de boi que orna a balança (foto abaixo): lindo trabalho

O Il Pumo tem um salão com poucas mesas e um bar. A cozinha fica logo atrás. Sentamos e optamos por duas massas, ambas na faixa um pouco acima dos R$ 40: minha esposa pediu um gnocchi de batata ao sugo e eu um tricolore — spaghetti com bacon refogado no azeite com cebola, alho, tomate, manjericão, pimenta do reino, finalizado com mozzarella italiana e parmesão ralado. Para beber, fomos de água sem gás.

 Il Pumo faz saborosa comida italiana em Cunha (SP)
O prato de gnocchi ao sugo que minha esposa comeu

Enquanto a comida não chegou, fui ver o antiquário, que funciona na parte da frente do imóvel. Há peças muito interessantes como as que vi naquela noite, como uma balança com o adorno de cabeça de boi em metal, um lustre vermelho e um porco em madeira que integrava um carrossel, entre outras peças.

O lustre que achei bonito
O porco em madeira, que fazia parte de um carrossel

Depois de cerca de 40 minutos, os pratos chegaram à mesa. Provei o gnocchi da minha esposa. Estava macio e com um molho de tomate muito bom. O meu spaghetti tricolore estava muito bem temperado, causando uma explosão de sabores. Mas achei que o prato poderia ter mais massa. Pecou na quantidade. Já o bacon… Cortaram tão fino, mais tão fino, semelhante a um carpaccio, que me passou uma má impressão. Por que cortar dessa maneira?

Lagosta no prato: outra peça do antiquário

Voltaria à casa, sim, mas pediria outro prato.

SERVIÇO:
Restaurante Il Pumo
Praça Coronel João Olímpio, 9, Centro, Cunha/SP
Tel. (12) 99674-1491
Instagram

Deixe uma resposta