Kanka faz bom “bife a lo pobre” em S.Pedro de Atacama

por Claudio Schapochnik

Sabe quando você sai em busca de um lugar para comer e, apesar de ter algumas indicações, entra em um lugar que não estava na sua lista e tem a grata surpresa de um bom serviço e de uma comida super simples e boa? Foi assim minha experiência no restaurante Kanka, na rua mais movimentada de San Pedro de Atacama – a Caracoles –, no Norte do Chile. Estava lá com minha esposa passando férias em janeiro passado. Super recomendo.

Chegamos cedo no Kanka, talvez antes das 19h. No salão parece que havia a celebração de aniversário de alguém da equipe da casa. O garçom que nos atendeu ia e voltava de seu lugar numa outra mesa, com demais funcionários, onde também jantava. Ambiente mais informal impossível.

Parte do salão do Kanka, com a decoração do aniversário de alguém naquele dia (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
A minha entrada: cazuela

Lá também há o menu com entrada e prato principal, sem sobremesa e bebida, por um preço camarada – 5 mil pesos. Até 2 mil pesos a menos que os encontrados na região de Los Carritos.

Meu pedido para o garçom, aquele que ainda estava jantando ou “almojantando” festejando o aniversário de alguém, um cara engraçado, foi: cazuela, aquele tipo de canja mas em vez do frango costela bovina, de entrada e “bife a lo pobre” (foto no início do texto), que de pobre não tem nada, pois tem carne de boi e ovo frito. Há ainda arroz branco e batata frita. Insisti com o meu pedido de (quase) sempre: “por favor, sem coentro na cazuela, ok?”.

“PF” CHILENO
A cazuela estava muito boa! Sim, havia pedacinhos de coentro boiando. Acho que coaram, mas alguns mais danados acabaram passando. Fui separando e deu pra tomar. O caldo de carne com o dos legumes (abóbora, milho, cenoura e batata) é muito gostoso.

A placa com as opções do menu a 5 mil pesos
A nossa conta: bem em conta

O prato principal, o bife a lo pobre, estava bonito. Lembrou um pouco os nossos pratos feitos (PFs) no Brasil, faltando somente o feijão. O bife estava macio e coberto por cebola e tirinhas de pimentão vermelho fritos. Mas o tamanho… Acho que a cozinheira pega um bife “normal”, mas o corta pela metade e, como vai ser frito, é reduzido mais ainda. Pequeno, bem pequeno.

O ovo frito estava como eu gosto, com a gema mole. Arroz branco e batata frita corretos. E NADA de coentro. Nossa, perfeito! Um prato nota dez. Adorei. Para beber, pedi um suco de melancia (2,5 mil pesos). Estava bem docinho.

Voltaria numa boa ao Kanka.

A fachada do restaurante na rua Caracoles

SERVIÇO:
Kanka
Rua Caracoles, 362, San Pedro de Atacama, Chile

Deixe uma resposta