Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil é de BH

Em uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), o Concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2020” foi vencido por Gustavo Pádua (foto acima/divulgação), de Minas Gerais. Com isto, ele é o novo embaixador dos vinhos da região portuguesa no País.

O concurso anual, que vem desde 2014 e visa aproximar ainda mais a relação existente entre o Alentejo e o Brasil, país para o qual os Vinhos do Alentejo mais exportaram em 2019. Pádua, especialista do restaurante do Hotel Fasano em Belo Horizonte, superou outros sete finalistas na última fase do concurso que acaba de ser recém-concluída na cidade portuguesa de Évora.

Esta sétima edição, que teve a final realizada no hotel Mar D´Ar Muralhas, reuniu especialistas de todo o Brasil. O júri contou com o presidente da CVRA, Francisco Mateus; o jornalista e crítico de vinhos brasileiro Alexandre Lalas; e o diretor de Vinho do grupo José Avillez, Rodolfo Tristão. A seletiva incluiu um teste escrito sobre a região alentejana e os vinhos e um exame prático de simulação de serviço de vinhos alentejanos em um contexto de restaurante.

“O objetivo é proporcionar aos sommeliers do Brasil a experiência da identidade vitivinícola alentejana, dentro da nossa estratégia de reforço da presença dos vinhos do Alentejo no mercado brasileiro”, conta Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA. Com faturamento superior a € 12 milhões, o mercado brasileiro representa 20,9% das exportações dos vinhos do Alentejo.

A sétima edição do “O Melhor Sommelier do Brasil 2020” envolveu cerca de 130 sommeliers de todo o País, que participaram das seletivas regionais realizadas nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Vitória e do Rio de Janeiro. Em Portugal, os oito finalistas tiveram oportunidade de conhecer o Alentejo, observando de perto a realidade dos vinhos alentejanos, sua variedade de castas e os distintos terroirs.

Durante uma semana, os brasileiros trocaram experiências com os produtores e enólogos da localidade para aprofundar seus conhecimentos com os vinhos da região. A seletiva resultou em uma grande e disputada final.

Deixe uma resposta