Circuito Gastronômico agita Belém neste sábado

DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM

No próximo sábado, dia 10, uma rica agenda cultural, à base de muita gastronomia, está programada para o Mercado de Carne Francisco Bolonha, no Complexo do Ver-o-Peso. É a terceira edição do Circuito Gastronômico – Mercado Criativo, promovido pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). A programação é gratuita e ocorre das 9h às 20h, com a expectativa de receber um público de mais de 3 mil pessoas.

A manhã desta terça-feira (dia 6), no Mercado Bolonha, foi reservada à apresentação dos pratos produzidos por dez boieiras, das 30 que, atualmente, participam do projeto. Durante a edição de sábado, os visitantes poderão escolher o melhor prato por meio de votação popular.

“Vamos escolher a melhor receita. As cozinheiras estão criando um prato criativo fora do cardápio costumeiro e haverá uma premiação surpresa. Convidamos o público para essa votação”, antecipou a coordenadora do Circuito Gastronômico e diretora de Negócios da Codem, Claudia Sadalla.

A prévia dos pratos elaborados demonstrou que as participantes não economizaram na criatividade e nem abriram mão dos ingredientes regionais com muitos toques refinados. Como é tradição, reinou o uso de espécies de peixe regionais como filhote, pescada, gó e pirarucu.

As famosas unhas de caranguejo paraenses serão oferecidas durante o evento (fotos Tássia Barros – Comus)

DESTAQUES
Muitas foram as combinações apresentadas na montagem dos pratos. Filé de gó empanado na batata, acompanhado com molho verde, de chicória e jambu, somado ao arroz verde com camarão regional foi a rica receita e aposta de Landi Gaia, de 42 anos.

“Esse evento é uma oportunidade de acrescentarmos mais conhecimento àquele que já tínhamos. Aprendemos mais sobre mistura, arrumação dos pratos e uso de temperos. Estamos preparados para servir 60 pratos”, ressaltou Landi.

Natural da cidade de Abaetetuba, localizada no Baixo Tocantins, Maria de Nazaré Martins, de 57 anos, vai para a disputa com dourada ao molho de tucumã com farofa de camarão. “Estou feliz em participar desse evento e de ter me capacitado”, disse.

Filé de gó empanado na batata, acompanhado com molho verde, de chicória e jambu, somado ao arroz verde com camarão regional: receita da cozinheira Landi Gaia

Filhote na manteiga ao molho de gengibre é o suculento prato com o qual Ana Alves irá concorrer ao título. “Esse evento movimenta o mercado e é muito bom pra gente”, afirmou a cozinheira, que trabalha há 40 anos na área do Ver-o-Peso.

“Todos estão uma delícia, gostei de todos que provei. Esses pratos vão chamar um grande público”, opinou Tiele Tunas, de 25 anos, comerciante do Mercado Bolonha.

Referência entre os especialistas de gastronomia paraense, Rubem Lobato, conhecido como Rubão, ressaltou a importância do evento. “Esse Circuito é importante, pois evidencia nossa rica cozinha e possibilita novos conhecimentos”, enalteceu o especialista. Rubão estará presente na programação juntamente com outros chefs como Daniela Martins e Herlander Andrade.

O chef Rubem Lobato

Além de experimentações saborosas, o Circuito Gastronômico – Mercado Criativo vai oferecer uma programação com as bandas da Guarda Municipal Belém, a Orquestra de Violoncelos da Amazônia, de Mestre Curica e dos DJs Bernardo Pinheiro e Albery.

O público também vai poder experimentar as tapiocas vencedoras da edição Mosqueiro, do Circuito Gastronômico, realizado no final do mês de julho.

O Circuito Gastronômico integra o projeto “Belém Cidade Criativa da Gastronomia”, lançado em 2015 e coordenado pela Codem. O Circuito Gastronômico possibilita ainda a capacitação das boieiras, promovida pela Prefeitura de Belém, em parceira com a Universidade da Amazônia (Unama).

Deixe uma resposta