Ótima pizza pra comer com as mãos em SP

por Claudio Schapochnik

Saber aquela dica de um amigo que fala de um lugar, diz que a comida é bom e você vai – e comprova tudo e mais um pouco o que ele disse? Pois bem, isto aconteceu mais uma vez comigo. Adoro estes toques. O lugar em questão é o micro restaurante Cucina Pizza Bar, na Vila Romana (Zona Oeste de São Paulo). Já o sabor da pizza (foto acima)… É gigante.

Dias atrás fui jantar lá com minha esposa, por volta das 19h30, 20h. Havia apenas um cliente, além do dono, o Rafael, e uma funcionária.

O dono e pizzaiolo da casa, Rafael (foto Tiago Eli/Instagram)
O ambiente da pizzaria (foto Instagram)

No pequenino salão da Cucina há um belo forno à lenha. Um balcão, que comporta quatro pessoas sentadas em cadeiras, separa a área da cozinha e o caixa. Há ainda mais duas mesas, com capacidade para quatro pessoas cada. O banheiro fica ao fundo.

Sentei com minha esposa numa destas mesas. Em cima estavam o vidro de azeite de oliva e os gardanapos segurados por uma fita cassete. Isto me chamou a atenção. Diferente. A iluminação do salão é do tipo luz baixa. Poderia ser bem mais clara.

Pedi o cardápio. Passei os olhos e contei 20 sabores de pizza e outros quatro sabores de pizza branca – sem molho de tomate, regada com azeite de oliva. Decidi com minha esposa pedir uma grande (oito pedaços) meia marguerita e meia berinjela.

A fita cassete como peso dos guardanapos (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
A deliciosa pizza com o prato sem talheres: para comer com as mãos mesmo

A massa que o dono e pizzaiolo, o simpático Rafael, faz é de longa fermentação natural. Fica entre 12h e 14h para estar ok para receber a cobertura e ir ao forno. E ele abre a mesma com as mãos. A borda da pizza é alta e o disco é fino.

Pouco antes de a pizza chegar à mesa, minha esposa perguntou sobre os talheres à funcionária, que respondeu que não há. Come-se com as mãos. De fato, o tempo passava e ninguém trouxe os garfos e as facas. Depois é que entendi.

Pedimos água sem gás para beber. A funcionária trouxe dois copos com água do filtro e avisou que não é cobrada. A água com gás custa, assim como qualquer outra bebida – cervejas artesanais, refrigerantes e coquetéis. Gostei do sistema.

Minutos depois, o Rafael trouxe a pizza à mesa. Linda.

Aqui há quatro pedaços, mas não sobrou nenhum

Super quente, a pizza estava com a massa bem assada, o queijo bem derretido e o molho… Molho de tomate “raiz”, aquele de verdade, gostoso, essencial. Adorei.

Para comer o primeiro pedaço tive de ir com calma, pois a pizza estava bem quente. Reguei com um fio de azeite de oliva e… Que gostooooooso! Muito saborosa!

Comer com as mãos foi fácil. A vez mais recente que comi pizza assim foi em Nova York, em 2017. Não tenho restrições a esta maneira de comer.

Com custos, imagino, reduzidos em comparação a uma pizzaria com espaço maior e mais funcionários, o cliente da Cucina Pizza Bar sente uma certa leveza na hora de pagar.

Vida longa à ótima pizzaria. Ah! E muito obrigado ao meu amigo que deu a dica.

A minha conta

SERVIÇO:
Cucina Pizza Bar
Rua Apodi, 125, Vila Romana, São Paulo/SP
Tel. (11) 3672-1435
Instagram, Facebook

4 comentários sobre “Ótima pizza pra comer com as mãos em SP

  1. Não sou muito fã de pizza já há algum tempo, mas além do capricho, higiene e muita simpatia, venho acompanhando o crescimento e degustando vários sabores… o Rafael é super atencioso e demonstra, além de talento e dedicação, uma excelente mão para preparar cada sabor com muito amor e carinho… Parabéns… Quem puder, não pode deixar de provar… Seja no local ou delivery, vale a pena!!! Cucina Pizza Bar.

  2. Adoro a Pizza da Cucina, ja virei um freguês da pizzas de massas maravilhosa com bordas crocantes, os drinks do Rafa são de tirar o chapéu.

  3. A pizza da Cucina é uma delícia! Para mim, comparável a pizzarias renomadas de SP, mas com um preço super justo! Recomendo! 🙂

Deixe uma resposta