Pescadores usam tradição para conservar pescados

por Claudio Schapochnik

Ao saber que havia muita perda de peixe e frutos do mar na vila de pescadores da praia do Bonete, em Ilhabela – no litoral Norte paulista e distante cerca de 200 quilômetros de São Paulo –, o empresário, pescador e sommelier Rodolfo Vilar e alguns amigos resolveram ajudar. Eles criaram o projeto social A. Mar Pesca Artesanal, há oito anos, que resgata e ensina variadas técnicas de conservação do que vem do mar aos pescadores do Bonete.

Na Feira Sabor Nacional, realizada no mês passado no Museu da Casa Brasileira, na capital paulista, o A Mar esteve presente e vendia o que os pescadores do Bonete aprenderam com o projeto.

“Tudo o que é produzido pelos pescadores possui uma tag com variadas informações”, explicou Vilar ao Que Gostoso!. “Tudo é escrito a mão”, destacou ele. “Garantimos a denominação de origem dos produtos, iniciada com a pesca tradicional.”

Rodolfo Vilar, do projeto A.Mar Pesca Artesanal, junto ao espaço na Feira Sabor Nacional (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
O peixe com a tag, que explica…
…dez tipos de informação: produtos com denominação de origem

Na feira, A Mar vendia botarga (ovas de tainha), peixes defumados e frutos do mar em conserva.

Vilar contou que em breve, haverá novidades. “A nova tendência mundial é a produção de salsichas de frutos do mar, como a de lula que estamos testando”, adiantou ele.

Em relação às vendas, A Mar entrega em todo o País. Mais informações no contato abaixo.

O projeto é muito bacana. Vida longa!

Tag com todos os dados da botarga (ovas de tainha — foto no início do texto)
Lula e polvo em conserva

SERVIÇO:
A Mar Pesca Artesanal
Instagram

Um comentário sobre “Pescadores usam tradição para conservar pescados

Deixe uma resposta