Vinícola Guaspari (SP) estuda hotel e restaurante

por Claudio Schapochnik

Situada na porção paulista da Serra da Mantiqueira, em Espírito Santo do Pinhal, a Vinícola Guaspari estuda, sim, construir um hotel e um restaurante. “É um sonho de médio prazo”, disse a diretora executiva da empresa, Fabrizia Zucherato, na apresentação que fez no evento de enoturismo Invino Wine Travel Summit, realizado nesta segunda (dia 8 de abril), no hotel Grand Hyatt São Paulo com organização foi da Cap Amazon.

Segundo Fabrizia, há demanda para a construção do hotel e do restaurante “em virtude do enoturismo, que começamos a atuar em 2017, e dos eventos corporativos e outros que podemos atender”. De acordo com a executiva, 50% do faturamento da empresa vêm do segmento enoturístico. “As pessoas que nos visitam buscam experiências.”

Nos dois primeiros anos de enoturismo, a Guaspari recebeu cerca de 5 mil visitantes por ano. “Para 2019, esperamos receber um total de 9 mil visitantes”, previu a diretora executiva.

Cem por cento familiar e brasileira, a Guaspari tem duas fazendas – uma situada a 850 metros de altitude e a outra a 1.300 metros de altitude – e cultiva vinhedos para fabricação de vinhos (50 hectares), oliveiras para a produção de azeite (10 hectares) e café (23 hectares). A macadâmia também vai entrar no rol de culturas.

A diretora executiva da empresa, Fabrizia Zucherato (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

ROTA MUNICIPAL
A Vinícola Guaspari é simpática à criação de uma rota turística em Espírito Santo do Pinhal, com 45 mil habitantes e distante quase 200 quilômetros de São Paulo.

“Em 2018 Pinhal recebeu a designação do governo estadual de Município de Interesse Turístico, e a cidade também investe. Lá o antigo teatro foi restaurado, assim como o Palácio do Café”, destacou ela.

Segundo Fabrizia, um roteiro está sendo pensado envolvendo a Guaspari, a cidade e mais duas fazendas de café. “Buscamos unir forças com outros projetos semelhantes ao nosso, ou seja, que sejam autênticos, locais e familiares”, explicou a executiva.

Detalhe do vinhedo da empresa (foto Tuca Reinés)

PRODUÇÃO DE VINHOS
O projeto da Guaspari começou em 2006, quando foram plantadas as primeiras videiras em uma antiga fazenda de café. Foram escolhidas variedades francesas, selecionadas pelas características do terroir.

Os 50 hectares de vinhedos são divididos em 12 terroirs distintos, demarcados em função da especificidade dos microclimas existentes. As variedades plantadas são cabernet franc, cabernet sauvignon, chardonnay, merlot, pinot noir, petit verdot, sauvignon blanc, syrah e viognier.

A vinícola produz cinco vinhos tintos, quatro brancos e um rosé.

VINDIMA 2019
Entre maio e julho, o público poderá presenciar a colheita com a Visita da Vindima, um tour guiado por um profissional especializado e com muitos momentos especiais.

O passeio será dividido em quatro partes: boas vindas com café Guaspari (café especial também produzido e cultivado na vinícola); tour pelo vinhedo com colheita simbólica; visita à indústria que incluirá a sala de tanques, barricas e cave de garrafas (locais onde será mostrado o passo a passo da produção dos vinhos); e a degustação do Guaspari Sauvignon Blanc Vista do Café, Guaspari Viognier Vista do Bosque, Vale da Pedra tinto e Guaspari Syrah Vista da Serra harmonizados com pães de fermentação natural, queijo artesanal Pardinho e embutidos Salamanca.

A colheita da uva na Guaspari (foto divulgação)

Para finalizar, será servido um almoço harmonizado com os vinhos Guaspari Rosé, Vale da Pedra branco e Guaspari Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon Vista da Mata em duas opções de menu: Sabores da Fazenda, com pratos típicos da região e ingredientes frescos da horta (R$ 480 por pessoa); e Fogo & Brasa, um fogo de chão pilotado pela equipe De Betti, que traz carnes e burguers in natura e costela no fogo de chão (R$ 580).

As visitas deverão ser agendadas com antecedência e são em grupos de, no máximo, 25 participantes – todos maiores de 18 anos. Sempre aos sábados e domingos, iniciando às 9h30. Em caso de chuva as visitas poderão ser canceladas ou remarcadas.

Para reservas, dúvidas ou mais informações, clique aqui, escreva para o e-mail enoturismo@vinicolaguaspari.com.br ou ligue no tel. (19) 3661-9191 ramal 3.

Deixe uma resposta