Nova rota enogastronômica chilena foca Brasil

por Claudio Schapochnik

Dez empresários da cadeia do vinho do Valle de Casablanca, no Chile, juntaram as forças e os interesses, conseguiram apoio financeiro governamental de US$ 70 mil e criaram uma rota voltada especialmente ao mercado brasileiro. Com o nome de Vinícolas de Autor, Valle de Casablanca – Chile, os integrantes e as possibilidades de roteiro foram apresentadas na semana passada em São Paulo, aproveitando a realização da feira de turismo WTM Latin America.

A rota ganhou este nome porque, de fato, o vinho é elaborado pelas mãos das famílias dos proprietários. A região, próxima ao mar, estimula não apenas a produção de vinhos – principalmente com as uvas chardonnay e sauvignon blanc –, mas também a gastronomia à base de pescados e de frutos.

Raúl Gueren (Bodegas Re), Gonzalo Donoso Vásquez (Macerado), Angela Mochi (Attilio & Mochi), Lucía Quintino (Hotel Casablanca BCW), Angélica Romero (Casa Romero), Evelyn Farías (El Cuadro), Judith Figueroa (La Recova) e Charles Villard (Villard) no evento para a imprensa em São Paulo (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

O foco no Brasil tem base mercadológica bastante sólida. Segundo números oficiais do turismo do Chile, 42% dos turistas que visitam vinícolas no país são brasileiros. Em relação ao vinho fino, o Brasil importa 75% do que bebe. Desta porcentagem, 43% vêm das vinícolas chilenas.

Casablanca é o nome de uma pequena cidade (fundada no século 18) e de um vale entre a capital do país, Santiago, e Valparaíso, no litoral. É a representante chilena na Rede de Capitais de Grandes Vinhedos – Great Wine Capitals.

“O município é uma graça, tem apenas 30 mil habitantes e onde as pessoas praticam a siesta – o descanso após o almoço no comércio”, descreveu a brasileira e “porta-voz” do grupo de empresários locais, Angela Mochi, da Vinícola Attilio & Mochi, durante encontro com jornalistas na capital paulista.

Segundo ela, o destino é muito perto de Santiago. “Fica a apenas uma hora de carro ou, se a pessoa vier direto do aeroporto, fica a apenas 40 minutos”, disse a produtora que veio com marido, também brasileiro, para o Chile fazer vinhos.

O chef e gerente do restaurante Macerado, Gonzalo Donoso Vásquez, preparou um delicioso ceviche no evento…
…como este, que comi, com muita pimenta e sem nada de coentro: muito bom!

PAIXÃO PELO QUE FAZ
Dos dez empresários que se juntaram na rota Vinícolas de Autor, Valle de Casablanca – Chile, seis são produtores de vinho, três são da área da Hospitalidade e um de restaurante.

De acordo com Angela, o grande apelo da rota é que o turista vai ser recebido pelos donos dos negócios. “É uma gente apaixonada pelo que faz, que vai receber o visitante com todo o carinho e toda a atenção”, destacou ela.

Ideal para casais e grupos de até 15 participantes, as visitas às vinícolas contam com degustações, almoço ou atividades. As visitas podem ser de um, dois ou mais dias – tudo depende do interesse do turista. Atividade é o que não falta.

Confira abaixo uma pequena descrição de cada um dos integrantes da rota:

Trecho do vinhedo da Viña La Recova (fotos divulgação/Vinícolas de Autor)

Viña La Recova: vinícola butique que produz vinhos a partir de uma única variedade, a sauvignon Blanc;

Uvas do vinhedo da Attilio & Mochi

Attilio & Mochi: produz oito variedades diferentes de uvas, incluindo a primeira grenache de Casablanca e o malbec, que foi eleito o melhor vinho do Chile. Toda a plantação das uvas é orgânica e irrigada por energia solar;

A ampla loja da Bodegas Re

Bodegas RE: possui diferencial com vinhos inusitados e que resgatam procedimentos antigos de produção, utilizando ânforas de barro;

Villard Fine Wines: vinícola familiar (foto no início do texto/divulgação) que produz tintos e brancos desde o início da década de 1990. Oferece refeições com harmonização;

A hora da degustação na Casa Romero

Viña Casa Romero: elabora as uvas mais tradicionais do Valle de Casablanca como sauvignon blanc, chardonnay e pinot noir, utilizando tanques de inox, que permitem monitorar a temperatura e manter a fermentação controlada;

Viña Casa Roca: uma das poucas vinícolas do Chile dedicada inteiramente à produção de vinhos 100% naturais e espumantes premium. É um projeto vinícola-butique;

Casa Macayre: mansão de campo chilena, possui 1.200 m2 e sete quartos cercados por 50 hectares de vinhedos e arvores nativas. Acomoda até 15 pessoas e o hóspede pode optar por contratar serviços locais;

O vinhedo da El Cuadro

Estancia El Cuadro: complexo enoturístico que apresenta estrutura, principalmente para casamentos, em meio à paisagem;

Vista parcial da Hotel Boutique BCW

Hotel Boutique BCW: oferece apenas dez apartamentos, com atendimento exclusivo dos proprietários. Há sauna, ofurô nos jardins e o que chamam de forma simpática, de piscina Pinot Noir – construída com azulejos das cores desse vinho;

O chefe e gerente do restaurante, Gonzalo Donoso Vásquez, de azul (foto Dario Vargas)

Restaurante Macerado de Algarrobo: eleito uma das melhores casas do Chile, traz um menu de pratos de cozimento longo e grelhados, valorizando ingredientes locais e pescadores nativos.

As tarifas são muito competitivas. Para saber detalhadamente as atividades e os preços, clique aqui. Deu muita vontade de conhecer…

SERVIÇO:
Vinícolas de Autor – Valle de Casablanca, Chile
Facebook, Instagram

Um comentário sobre “Nova rota enogastronômica chilena foca Brasil

Deixe uma resposta