Salumeria paranaense usa carne de porco moura

por Claudio Schapochnik

Jamais tinha ouvido falar de uma raça suína 100% brasileira e que estava à beira da extinção, chamada moura. Isto até conhecer os embutidos e defumados da empresa paranaense Salumeria Monte Bello na feira de pequenos produtores do evento Comida de Herança, realizado neste final de semana (dias 16 e 17 de março) no Museu da Imigração, em São Paulo. A carne do porco moura é muito saborosa e acumula todo o terroir do Serra da Graciosa.

“A raça moura descende dos porcos criados nas Missões Jesuíticas no Sul do País e foi salva da extinção por professores do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)”, explicou ao Que Gostoso! o proprietário da Salumeria Monte Bello e filho do fundador, Aírton, Marcelo Empinotti. A empresa foi criada em 1998 em Quatro Barras – a 30 quilômetros da capital paranaense, Curitiba, e a 1.100 metros de altitude.

Porca moura criada em Piraquara (PR), em abril de 2017 (foto Felipe Soifer)

“Nossos produtos são feitos com 100% de carne de porco moura, com manejo agroecológico feito pelos nossos parceiros criadores: são criados livremente e comem raízes, frutas e castanhas típicas da região Sul, como o pinhão”, assegurou, com orgulho, Marcelo, que participou da feira de pequenos produtores do evento.

A lista de produtos da Salumeria Monte Bello é extensa. “Temos mais 30 produtos em linha comercial e outros, sazonais”, explicou Marcelo. Para valorizar ainda mais o terroir, destacou ele, até o ar local entra como “ingrediente” da cura dos produtos. “A brisa do mar sopra na nossa propriedade pontualmente às 15h30 e deixamos as janelas abertas para que este ar marinho ajude na feitura de nossos produtos”, contou.

O dono da salumeria, Marcelo Empinotti, exibe alguns dos produtos da empresa (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Entre os produtos da empresa estão: salames artesanais (curados naturalmente, sem glucamato e com temperos naturais) – salame colonial, chorizo ibérico, calabresa curada, ciauscolo com erva doce, codeguim italiano e salame rosa; linguiças artesanais (sem soja, glucamato e carne mecanicamente separada) – choripã, húngara e colonial; linha alemã (sem soja, glucamato) – salsichas bockwurst e weisswurst, wiener würstchen, frankfurter, húngara tipo debreziner e Blumenau, eisbein e kassler; linha italiana (sem glucamato) – copa, guanciale (bochecha suína), copa de lombo, pancetta, lardo, presunto cru tipo speck e culatello e prosciutto; e defumados especiais (feito com lenha, sem glucamato e com temperos naturais) – lombo, costela, bacon e presunto nóbile.

A encomenda destes produtos pode ser feita por e-mail ou telefone e enviada pelo correio ou outras transportadoras.

O lardo é um dos produtos especiais da Monte Bello
Outro embutido da salumeria

DEGUSTAÇÃO E ALMOÇO
Na Comida de Herança, provei a linguiça húngara. Estava ótima, levemente picante – para mim poderia ser super picante, sem problemas. Deu vontade de provar os demais defumados e embutidos exibidos, mas as embalagens estavam fechadas.

Na fábrica da Salumeria Monte Bello, lá em Quatro Barras, no entanto, dá para provar os produtos na forma de uma refeição. O Marcelo, que também cozinha e morou 12 anos na Itália, faz um almoço no segundo sábado de cada mês somente com reserva. “Cozinho sempre com um colega diferente, e o cardápio é surpresa, o cliente só fica sabendo na hora”, disse ele.

O almoço custa R$ 85 por pessoa (inclui água e sucos) – bebidas alcoólicas são pagas a parte. Mais informações e reservas por e-mail ou pelos telefones. Fiquei com muita vontade de ir neste almoço.

Guanciale (bochecha de porco) defumado

SERVIÇO:
Monte Bello Salumeria – Fábrica Empinotti
Avenida Dom Pedro 2°, 6.457 (Alto da Estrada Graciosa – Trecho Histórico), Quatro Barras/PR
Tel. (41) 3107-1030 e celular (41) 99225-7239
vendasmontebello@gmail.com

Deixe uma resposta