Bela Gil aposta em receitas contra o desperdício

Com o objetivo de trazer um novo olhar para os ingredientes utilizados no cotidiano, que normalmente são jogados fora, Bela Gil acaba de lançar Bela Cozinha – da raiz à flor: Um novo olhar sobre os ingredientes do dia a dia (Globo Estilo, 136 páginas, R$ 59,90, foto acima/divulgação). Neste livro, a autora, que também apresenta o programa Bela Cozinha (GNT), traz receitas onde utiliza raízes, cascas, talos, folhas, sementes, flores etc. Ela dá dicas para o uso de alimentos de forma integral. “Nossas escolhas e práticas alimentares podem mudar o mundo, ajudar a evitar o desperdício e a economizar recursos”, enfatiza Bela.

O livro reúne 57 receitas e está dividido em quatro capítulos – Petiscos, Acompanhamentos e Saladas; Pratos Principais; Sobremesas e Bebidas; e um com dicas para a melhor forma de preparo desses ingredientes.

A autora e apresentadora Bel Gil (foto reprodução do site http://www.belagil.com)

“Quando ampliamos o nosso olhar sobre um alimento, ganhamos mais opções. O objetivo deste livro é trazer um novo olhar para a comida do dia a dia e descobrir novos ingredientes já presentes nos alimentos – é o que eu chamo de “novos ingredientes que todo mundo já conhece”.”, explica a autora.

Ao longo do livro, as receitas revelam que a casca do melão tem o potencial culinário de um chuchu; a semente do mamão, o de uma pimenta-do-reino; a semente do cupuaçu, o de um nibs de cacau; e que a folha de brócolis pode substituir perfeitamente a couve.

Bela acredita que a democratização da alimentação saudável e o combate ao desperdício de alimentos se dará com a transformação da agricultura e da cultura alimentar. “Espero que este livro abra a mente e o apetite de muitos para uma alimentação mais diversa, barata e saudável”, finaliza.

SOBRE A AUTORA
Ainda adolescente, Bela Gil descobriu a prática de yoga e começou a se interessar pelos benefícios da culinária saudável. Aos 18 se mudou para Nova York, onde morou por oito anos. Tendo que cozinhar sua própria comida, Bela se aprofundou no mundo da culinária e nutrição. Formou-se em culinária natural pelo Natural Gourmet Institute e em nutrição e ciência dos alimentos pela Hunter College.

É apresentadora dos programas Bela Cozinha e Vida Mais Bela, no canal GNT. Atualmente, Bela cursa mestrado na Universidade de Ciências Gastronômicas, ligada ao movimento Slow Food, na Itália, e também ministra workshops e palestras de culinária.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s