Aula de lituano no mercado antes do jantar

por Claudio Schapochnik_Vilnius/LITUÂNIA

Nas minhas férias de 2014, decidi ir para a Lituânia – terra natal dos meus avós maternos, Abromas (Henrique) e Esta (Esther), infelizmente já falecidos. Fui conhecer as duas cidades onde eles nasceram, e minha base ficou sendo um hotel em Vilnius, a capital do país.

As minhas compras para o lanche no quarto; destaque para a Salatella: hering com batata e pepino, uma delícia!

Em uma das noites, resolvi jantar no meu quarto. Antes, fui num mercado da rede Iki, em uma das ruas mais conhecidas do centro da cidade, a Gedimino. Fica no número 28.

Placa da famosa rua de Vilnius
O logo da rede de mercados lituana

Já tinha em mente o que comprar: pão, hering (peixe muito consumido no Norte e no Leste da Europa), pepino em conserva, água e Coca Cola (na época ainda bebia refrigerantes).

Além de achar tudo o que precisava, o que também valeu foi a “aula” que tive em lituano sobre os nomes de frutas, verduras e legumes. Trata-se de uma língua bem difícil para nós de línguas neolatinas, como o português.

Banana é fácil… Rs…
Tomate é parecido com o italiano
Repolho já é difícil

Não lembro quanto gastei, mas ma esbaldei de comer hering e pepino. O jantar estava uma delícia!

Eu tomando uma cerveja no centro histórico de Vilnius
A basílica da cidade

Então, se você for visitar a linda e segura capital da Lituânia e quer fazer um lanche no quarto do hotel, sugiro ir em uma das unidades da rede Iki. Aproveite também para ler os anúncios dos produtos para ver como se escreve. Além de didático, é divertido.

Um comentário sobre “Aula de lituano no mercado antes do jantar

Deixe uma resposta